DEZEMBRO / 2010
Equipe Sub 17 de Futsal do Santos FC disputa final do Estadual contra o Corinthians neste sábado
Reportagem de Carolina RodriguesAgência Santos
Apesar de o Santos FC lançar um projeto de time profissional de Futsal para 2011 por meio da contratação do craque Falcão, as categorias de base da modalidade já se destacam há anos. A equipe Sub 17 de Futsal do Peixe/Votorantim Cimentos, por exemplo, está na grande final da categoria no Campeonato Estadual Série Ouro. A decisão acontecerá contra o S.C. Corinthians Paulista no próximo sábado (11), às 17h30, no Ginásio da Federação Paulista de Futsal, em São Paulo.
O time do Peixe garantiu a vaga para o último confronto da competição no último sábado (04), após vencer o C. São João/L.J.F.S./Jundiaí por 6 a 3, com gols de Matheus Trindade (2), Kaique Marques Padial, Richard Ramos, Bruno Miranda Ribeiro e Silvio Morgado Saldanha Junior.
Durante a competição, a equipe Sub 17 acumulou onze vitórias, dois empates e três derrotas, sob o comando do técnico Eduardo Martins dos Santos.
Melhor do mundo no Futsal, Falcão será apresentado quarta-feira, às 17h, na Vila Belmiro
Reportagem de Fábio Maradei
FMA / Santos
Estrela mundial da modalidade e principal nome da equipe de futsal que está sendo montada pelo Santos Futebol Clube para 2011, o craque Falcão será apresentado nesta quarta-feira (dia 8), às 17 horas, na sala de imprensa da Vila Belmiro. O melhor do planeta pela FIFA nas quadras firmou contrato por duas temporadas. Logo após a coletiva, às 18h30, no próprio estádio santista, ele participará do jogo beneficente entre Amigos de Narciso e Neymar e Amigos de Deivid e Deco.
Falcão será um dos astros de uma constelação que será liderada por Fernando Ferretti, um dos técnicos mais vitoriosos do Brasil. Os demais atletas do elenco serão apresentados no início de janeiro. O time de futsal do Santos FC já está confirmado para disputar o Campeonato Paulista e a Liga Nacional de 2011 e deve jogar também os principais torneios de 2012, ano do centenário do Peixe.
Unilus patrocina nova equipe de Futsal do Santos FC
Reportagem de Fábio Maradei
FMA / Santos
O novo time de Futsal do Santos Futebol Clube já nasce forte. Além de Falcão, a maior estrela mundial da modalidade, a equipe contará com patrocínios importantes. Um deles do Centro Universitário Lusíada (Unilus), respeitada instituição com grande ação na comunidade. A formalização da parceria foi realizada nesta sexta-feira (dia 3) na sede do clube, reunindo o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, o presidente e reitor do Unilus, Nelson Teixeira e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.
Além de patrocinar o time, estampando a marca nos calções, o Unilus cederá suas modernas quadras (inauguradas recentemente) para os treinos tanto do elenco principal, quanto das equipes de base e das escolinhas. Já os jogos oficiais serão realizados na Arena Santos, da Prefeitura de Santos e com capacidade para 5 mil espectadores.
Para Nelson Teixeira, a parceria com o Santos FC tem grande importância para toda a cidade. “Sou do tempo que os clubes todos funcionavam, que Santos era a capital do esporte. E decidimos colaborar com a região. Isso vem de encontro com a filosofia da instituição, unindo ensino de qualidade, cultura, saúde e esporte. É um quarteto que anda junto”, falou Teixeira. “É uma vitória da Cidade”, complementou.
O prefeito elogiou a iniciativa do novo time, lembrando que o futsal é hoje uma modalidade muito apreciada e prestigiada pela população brasileira. “Nós temos aqui na Cidade o melhor time de futebol do País, os mais importantes jogadores, queridos por todas as torcidas. Essa é a realidade do time do Santos atual. E a disposição de uma diretoria moderna, com visão de futuro, que está apostando em outras modalidades, que vão atrair e beneficiar crianças e jovens”, destacou.
Papa também lembrou que a nova parceria dará “vida” à Arena Santos. “É um dia feliz para o esporte santista, brasileiro”, anunciou. “Santos que já tem Pelé, Neymar, Ganso, tem os grandes craques do futebol de todos os tempos, agora terá o Pelé do futsal. Tenho certeza de que a chegada do Falcão será um grande estímulo para que as crianças participem mais, disputem campeonatos, se interessem pelo esporte de um modo geral”, reforçou.
Outro ponto destacado foi a exposição da imagem positiva da Cidade, promovida pelo clube. “Essa fase que o Santos está vivendo é tão boa, tão forte, que tem condições de alavancar muitas coisas boas na Cidade, investimentos, projetos de revitalização. A própria imagem da Cidade está muito reforçada no mundo todo, isso muito graças ao Santos”, garantiu o prefeito.
SATISFAÇÃO - Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro mostrou satisfação com o novo patrocinador, afirmando que todos têm a ganhar, com a criação de um grande time. “A parceria faz jus à condição de Santos, a cidade mais superlativa do Brasil. Especialmente na área de esportes. Nessa junção do Unilus, Prefeitura e do Santos para montar um time que vai brilhar nas quadras, certamente garante a condição da cidade mais esportiva do Brasil e, quem sabe, futuramente, a capital mundial do futebol”, lançou a ideia.
“Santos continuará títulos, este ano foram 10. Santos traz um santista considerado o melhor jogador de futsal do Mundo e o apoio do Unilus e da Prefeitura foram indispensáveis para que a gente materializasse esse sonho”, concluiu Luis Alvaro.
O diretor de esportes do Santos FC, João Maria Menano, ressaltou a importância do novo time na Cidade. “A expectativa é de que cerca de 50 jogos na Arena Santos sejam transmitidos pelos canais de esportes em rede nacional, além das partidas pelas TVs regionais”, relatou.
“A nova estrutura oferecida pelo Unilus será muito importante para o crescimento da modalidade. As equipes de competição treinarão à tarde, incluindo a base, do sub-5 ao sub-20, e as escolinhas, que reúnem cerca de 1.000 alunos, no período noturno”, explicou o diretor de esportes.
Também participaram do encontro nesta sexta-feira o vice-prefeito, Carlos Teixeira Filho, o presidente da Fundação Pró-Esporte, Rogério Sampaio, o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, o coordenador do curso de medicina do Unilus, Mauro Dinato, o diretor jurídico do Santos FC, Luciano Moita, o advogado do clube, Edmon Atik Filho, o gerente de marketing do clube, Armênio Neto.
Além do Unilus, o novo time de Futsal do Santos FC contará com o patrocínio da Cortiana Plásticos. Na próxima quarta-feira, em horário a ser definido, mais um momento importante nessa nova trajetória: o craque Falcão será apresentado oficialmente na sede do Santos FC.
Vila Belmiro recebe jogos de Futebol Americano no dia 11
SANTOS TSUNAMI JOGA A PRELIMINAR DA FINAL DO TORNEIO TOUCHDOWN
Reportagem de Fábio Maradei
FMA / Santos
Palco de grandes e memoráveis partidas do Santos Futebol Clube, o Estádio Urbano Caldeira, a famosa Vila Belmiro, receberá no dia 11 deste mês uma novidade: duas partidas de futebol americano. O time da “casa”, o Santos Tsunami atuará diante de sua torcida enfrentando o Osasco Soldiers, às 10 horas, em partida preliminar da grande final do Torneio Touchdown 2010 entre Vasco Patriotas (RJ) e Vila Velha Tritões (ES), a partir das 15h.
Será o primeiro jogo oficial em estádio de futebol, com capacidade para mais de 15 mil pessoas. Os ingressos para os jogos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (sócios do Santos, aposentados e estudantes) e estarão à venda a partir desta sexta-feira nos endereços listados abaixo.
“Será uma oportunidade para o público conhecer mais de perto o futebol americano. Teremos dois bons jogos”, avisa o diretor de futebol americano do Santos FC, Rodrigo Galvão.
TÉCNICOS - Nesta quinta-feira, integrantes do elenco do Santos Tsunami visitaram o CT Rei Pelé para oficializar o convite ao gerente de futebol do Santos FC, Paulo Jamelli, ser o kicker (jogador que chuta a bola oval no início da partida e nos field goals, os pontos de bonificação) na partida do dia 11. “Ele é um grande ex-atacante e será um reforço muito especial”, afirmou Rodrigo Galvão.
Também aproveitaram a oportunidade para apresentar à imprensa os seus dois técnicos, os norte-americanos, Dave Kay (ataque) e Daniel Marinus (defesa).
“Fomos atrás deles, pela experiência que têm, eles acompanharam nossos treinos, gostaram e agora estão nos comandando. É muito bom, porque eles têm experiência, conhecem muito do esporte e, com certeza, ajudarão muito nessa fase de crescimento da modalidade”, comentou Rodrigo Stoffel, um dos integrantes do Santos Tsunami.
Os dois técnicos, que trabalham no Brasil como professores de inglês, mostram muita animação com a evolução do time santista e não hesitam em afirmar que o Santos Tsunami pode ser o melhor do País. “Tem tudo para ser o melhor da América Latina. Não existe uma equipe com dois técnicos americanos, com experiência. Eu tenho 17 anos no futebol americano, o técnico Dave mais de 20”, afirmou Daniel Marinus.
Dave destaca que os jogadores têm um ótimo nível técnico e alguns com potencial para atuar, inclusive, nos Estados Unidos. “Eles vão crescer muito. São fortes, querem aprender, têm a mentalidade de atletas”, ressaltou o head coach Dave Kay. “Mostraram isso no último jogo, já sob o nosso comando, quando venceram por 60 a 12 (ABC Cougars, no dia 21, no CT Meninos da Vila)”, complementou Daniel Marinus.
TESTES - Criado em abril de 2009, o Santos Tsunami se prepara para iniciar sua participação nos campeonatos paulista e brasileiro de futebol americano em 2011. O time conta com o apoio do Centro Olímpico de Santos e busca patrocínio para equipamentos, necessários para a disputa dos campeonatos oficiais.
Atualmente, o Santos Tsunami conta com 60 atletas. Quem quiser treinar ou fazer teste para ingressar no time, pode comparecer aos treinos físicos, todas terças e quintas-feiras, às 20 horas, na areia da praia, junto à Concha Acústica, no Canal 3, ou nos treinos táticos e técnicos, aos domingos, 8 horas, no CT Meninos da Vila. Mais informações pelo telefone (13) 7809.2297, com Rodrigo Galvão.
NOVEMBRO / 2010
Celso Filetti é bicampeão da Solo Makano de Canoas Havaianas
Reportagem de Fábio Maradei
Novembro / 2010
2010 não poderia ser mais promissor para o canoísta santista Celso Filetti (Fitness Shop). O atleta de 45 anos de idade garantiu os principais títulos na canoa havaiana, sobretudo na categoria individual master. No último dia 14, em Florianópolis (SC), ele confirmou a grande fase ao garantir o bicampeonato da Solo Makano, disputa válida pelo Circuito Brasileiro da modalidade.
Na prova de OC1, sagrou-se pentacampeão brasileiro master e ainda saiu do mar orgulhoso de terminar na quarta colocação geral, entre os 30 competidores, somando-se os atletas da open. No mesmo evento, faturou mais um título nacional, também o quinto consecutivo, desta vez com o parceiro Felipe Neumann (Unique 1 Academia), ao vencerem na OC2 open.
“Foi muito legal. Estava super focado e o clima não poderia ser melhor, com a esposa e os filhos juntos. Tudo conspirou para uma grande atuação”, destacou Celso, que é veterinário. “Consegui um título inédito de bicampeão. Só eu e a Andressa, de Santos, conseguimos esse feito neste ano”, relatou. “Na OC2 open, valeu muito a sintonia que temos, porque o Felipe chegou a passar mal na primeira prova, por conta de uma infecção intestinal, e abandonou, mas voltou e remamos muito bem”, festejou.
Bem preparado, Filetti competiu primeiro na prova individual, com 30 km de percurso no mar. Chegou a liderar a prova no início e depois manteve a importante quarta colocação geral e a liderança da master, sua prioridade. “Cheguei a passar as OC2 que largaram cinco minutos antes. Foi lindo. Me senti super bem. Consegui remar ao lado dos fortes da open”, contou o canoísta.
Depois, na OC2 open viu seu parceiro indisposto (parou ainda no km 3 na OC1) e a vitória ameaçada. “Ele estava receoso, porém dei uma pilha nele. Era final do Brasileiro, treinamos em conjunto e foi faca na caveira. Não deu outra e vencemos”, destacou Celso, lembrando que a dupla também faturou o caneco no Paulista deste ano.
Na prova individual, o vencedor foi Luiz Carlos Gida (São Paulo), seguido de Léo Silva (Rio de Janeiro) e Rafael Leão (São Paulo). “Agora a expectativa fica para a Rio Va’a, válida pelo Circuito Mundial, em dezembro no Rio de Janeiro. Essa é a prova que treino o ano inteiro. Vou me preparar ainda mais”, completou Celso Filetti.Reportagem de Hugo Genaro
Novembro / 2010
O desempenho das equipes do Santos Futebol Clube nas divisões de base do Campeonato Paulista mostra que a fábrica santista de craques não para. O Peixe é o clube com mais representantes nas finais do Estadual, já que se classificou para as decisões de três das cinco categorias do torneio (Sub 13, Sub 15 e Sub 17).
Além de haver chegado a três finais, o Santos FC foi o clube com o melhor desempenho nas outras duas fases do mata-mata do Campeonato Paulista. O Peixe foi o único a classificar todas suas equipes para a fase quartas de final. Nas semifinais, o Alvinegro Praiano foi a única agremiação com quatro representantes.
Equipe Sub 13 precisa vencer segundo confronto final
Terminou em empatado em 0 a 0 o duelo entre a técnica do Santos Futebol Clube e a força física do União Barbarense, pelo primeiro jogo final do Campeonato Paulista Sub 13, neste domingo (14), no CT Rei Pelé. Após o empate sem gols, a decisão do título ficou para o jogo de volta, no dia 21 de novembro (domingo), às 10h45, em Santa Bárbara D’Oeste.
Bicampeã estadual, a equipe Mirim do Peixe precisará vencer na casa do adversário para chegar a seu terceiro título consecutivo. Isso porque, o time do interior paulista tem a vantagem da igualdade na soma dos resultados dos dois jogos finais, por ter feito melhor campanha durante todo o torneio.
Infantil tem vantagem na decisão contra o Corinthians
A equipe Infantil conquistou a vaga para a decisão do Paulista Sub 15, com duas vitórias convincentes sobre o América FC (São José do Rio Preto). O time do técnico Ricardo Severo goleou no primeiro jogo por 3 a 0 em Catanduva e, no jogo de volta, venceu por 2 a 1, sábado passado (13), na Vila Belmiro.
Na decisão, o Peixe encara o Corinthians, que passou pelo Velo Clube nas semifinais. Os santistas têm a vantagem na soma dos resultados dos dois confrontos finais. Por isso, o primeiro jogo será realizado no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, neste sábado (20), ás 9 horas. A segunda partida da decisão será disputada no próximo dia 27 (sábado), também às 9 horas, em Santos.
Juvenil encara o São Paulo na final do Estadual Sub 17
O campeão paulista Sub 17 de 2010 sairá do clássico San-São. O Peixe se classificou para a decisão ao passar pelo Paulista FC (Jundiaí) nas semifinais, enquanto o tricolor paulista bateu a Portuguesa de Desportos.
Como tem melhor campanha que o Santos FC durante todo o torneio, o São Paulo tem a vantagem na soma dos resultados dos dois jogos finais e poderá decidir em casa. Assim, a primeira partida será disputada neste sábado (20), às 10 horas, na Vila Belmiro. O confronto de volta acontece no próximo dia 27 (sábado), às 10h45, no CT de Cotia.
Apesar da vantagem tricolor, o Peixe também sustenta uma excelente no Campeonato Paulista (19 vitórias, nove empates e apenas duas derrotas). Além disso, o time Sub 17 do Peixe ficou invicto durante as 22 primeiras partidas do Estadual.
Pré-Mirim e Juniores deixam a competição
A equipe Pré-Mirim do Santos FC deixou o Campeonato Paulista Sub 11 ainda nas quartas de final. No jogo de ida, venceu o América FC por um 1 a 0 em casa e, na volta, perdeu por 3 a 2 em São José do Rio Preto. Apesar de uma vitória para cada lado, o time do Interior Paulista se classificou por ter melhor campanha na fase classificatória.
Pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Paulista Sub 20, a equipe Júnior do Santos Futebol Clube perdeu para o Palmeiras por 3 a 2, neste sábado (13), no Estádio Municipal de Jaguariúna. Como resultado, o Peixe deixa o Estadual, já que na partida de ida as equipes empataram em 2 a 2 , no último dia 06 (sábado). Na final, os palmeirenses enfrentarão a Portuguesa de Desportos.
Com política inovadora, Santos FC aumenta de 54% para 73,5% a participação nos direitos econômicos dos atletas da Base
Reportagem de Gugo Genaro
Novembro / 2010
Seguindo as diretrizes da atual administração do Santos Futebol Clube, menos de dez meses a diretoria das categorias de base implantou um modelo de gestão inovador no futebol brasileiro. Além dos títulos em campo, o objetivo é garantir que os investimentos do Peixe em novos atletas tragam o retorno esperado. Prova disso é que, em menos de um ano, o clube aumentou de 54% para 73,5% a média de participação nos direitos econômicos dos atletas da base.
Os direitos econômicos representam a receita que com uma futura transferência de um atleta poderá gerar. Eles são estabelecidos com assinatura do contrato profissional, que, por lei, só pode ser firmado com jogadores maiores de 16 anos. Neste momento, pode haver uma partilha destes direitos entre o clube e o atleta, que, no futuro, podem repassar parte de seus percentuais a investidores.
Segundo o gerente das categorias de base do Santos FC, Luiz Fernando Moraes, o aumento da participação nos direitos econômicos dos jovens talentos santista é feita de três maneiras. Além renegociação de vínculos antigos, a contratação de novos atletas a partir de 2010 passou a obedecer à nova política, que tem como meta a participação mínima do clube em 70% dos direitos. Também houve casos de jogadores, sobre os quais o Santos FC tinha percentuais baixos, que se desligaram do clube.
“A manutenção da estrutura das nossas categorias exige um investimento anual aproximado de R$ 10 milhões. Por tanto, como em qualquer empresa, implantamos filosofia de que é necessário reaver este aporte de recursos, tanto em forma de títulos quanto em dividendos financeiros. Somente assim, o clube poderá investir em novos atletas, gerando um ciclo virtuoso de vitórias”, disse.
Dos 35 atletas do atual elenco profissional do Santos FC, 15 foram revelados pelo próprio clube, a exemplo de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Por isso, Moraes ressalta a importância de que os contratos firmados com os jogadores da base sejam bem negociados.
“O Santos FC sempre teve como característica revelar novos jogadores. No entanto, entendemos que, como uma das maiores vitrines do futebol brasileiro, o clube precisa ser compensado pelo investimento feito longo de vários anos para formar um atleta. Esta compensação só será justa, se os contratos da base forem bem negociados. Acima de tudo, nossa principal iniciativa foi interromper a prática de vender partes de direitos federativos pertencentes ao clube, já que estamos pensando em ganhos a longo prazo”, afirmou o diretor.
Exemplos - O diretor das categorias de base do Santos FC, Paulo de Carvalho, diz que a renegociação de contratos foi o maior desafio para implantar o novo modelo de gestão. Ele cita como exemplo o caso do meia Renan Mota, artilheiro santista na conquista do vice-campeonato da Copa São Paulo de Juniores 2010. Após novo acordo com os investidores que detêm parte dos direitos federativos do atleta, o Peixe aumentou sua participação de 50% para 70%. No caso do zagueiro Alemão, também destaque da Copa SP, e do volante Anderson Carvalho, o percentual de participação santista aumentou de 60% para 70%.
“Buscamos conscientizar os investidores de que o clube tem um ônus maior na formação do atleta. Assim, é natural que nosso percentual nos direitos federativos seja maior. Também é importante lembrar que, mesmo após as renegociações, não perdemos nenhum atleta considerado de alto nível”, explicou.
No caso das contratações realizadas após a posse da nova gestão, Carvalho explica que o Santos FC garantiu no mínimo 70% de participação, sendo que na maior parte delas este percentual ultrapassa 80%. Normalmente, o restante dos direitos econômicos permaneceu com os clubes de onde os novos contratados vieram.
“Como uma das maiores vitrines do futebol brasileiro, acreditamos que o Santos FC deve ficar com a maior parte dos direitos econômicos de seus atletas e colocamos esta filosofia em prática com as novas contratações. No entanto, para manter uma política de bom relacionamentos com os ex-clubes de nossos novos contratados, deixamos parte dos direitos com estas agremiações formadoras”, explicou.
Caso Felipe Anderson - No início de 2010, a diretoria da base santista renegociou o contrato do meia Felipe Anderson, que aos 17 anos é umas da maiores promessas do clube e recentemente foi promovido à equipe profissional. O Santos FC detém 50% dos direitos federativos do atleta e o restante pertence a um investidor. Após o novo acordo, os percentuais foram mantidos. Porém, no caso de uma futura transferência do jogador, além do percentual que tem direito, o clube receberá do investidor 50% de tudo que gastou em pagamento de salários e possíveis premiações ao atleta.
“Esta renegociação do contrato do Felipe Anderson é um caso inédito no futebol brasileiro. Com isso, pretendemos mostrar que a relação entre parceiros, investidores e atletas deve ser saudável para todas as partes”, completou.
Clube com melhor desempenho nas divisões de base do Campeonato Paulista, Santos FC se prepara para final de semana decisivo
Reportagem de Hugo Genaro
Novembro / 2010
Novembro / 2010
Após a conquista dos títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, o ano de 2010 também promete ser glorioso para as categorias de base do Peixe. O posto de clube com melhor desempenho nas divisões de base do Paulista já está garantido, mas o Peixe quer bater recorde na conquista de títulos estaduais. Neste final de semana, a equipe Mirim inicia a decisão da categoria Sub 13, enquanto os times Infantil, Juvenil e Júnior estão a um jogo das finais de suas respectivas categorias.
Além de haver chegado a quatro das cinco semifinais possíveis nas divisões de base do Estadual, o Santos FC foi o único clube que classificou todas suas equipes para a fase quartas de final.
Equipe Sub 13 busca o tri paulista
Após eliminar o Corinthians nas semifinais, a equipe Mirim do Peixe, bicampeã paulista Sub 13, inicia sua terceira decisão estadual consecutiva no próximo domingo (14), ás 10h15, no CT Rei Pelé. O adversário será o União Barbarense, que passou pelo Independente (Limeira) nas semifinais. Como tem melhor campanha na fase classificatória, o time do interior paulista tem a vantagem da igualdade na soma dos resultados dos dois jogos finais. O jogo de volta será realizado no dia 21 de novembro (domingo), às 10h45, em Santa Barbara D’Oeste.
Caso seja campeão paulista, o time Sub 13 santista conseguirá seu segundo título na temporada. Em maio, a equipe comandada pelo técnico Emerson Ballio representou o Brasil e venceu a Copa Internacional Volkswagen em Madri (ESP), que contou com a participação de 20 países.
Time Infantil está perto da final do Paulista Sub 15
Pelo primeiro jogo semifinal do Campeonato Paulistas Sub 15, a equipe Infantil do Santos Futebol Clube goleou o América FC (São José do Rio Preto) por 3 a 0, no sábado passado (06), em Catanduva, interior Paulista. Com a vitória, o Peixe, que tem a vantagem da igualdade na soma dos resultados das duas semifinais, pode perder a partida de volta por até três gols de diferença, no próximo sábado (13), às 16h30, na Vila Belmiro. O duelo será preliminar do confronto do time principal do Peixe contra o Grêmio-RS, às 19h30, pela 35ª rodada do Brasileirão.
Pelo outro confronto semifinal, o Corinthians está perto da classificação. No primeiro jogo, o time paulistano bateu o Velo Clube por 4 a 0, também no sábado (06), no CT de Itaquera. A partida de volta também será disputada no próximo sábado (13), às 9 horas, em São Carlos.
Equipe Sub 17 reverte vantagem do adversário nas semifinais
Sob chuva e com um jogador expulso no segundo tempo, a equipe Juvenil do Santos FC venceu o Paulista FC por 2 a 0, no sábado (06), pelo primeiro confronto das semifinais do Paulista Sub 17. Com o resultado, o Peixe reverteu a vantagem do adversário, que joga pela igualdade da soma dos dois jogos. Assim, os santistas podem perder por até um gol de diferença na partida de volta, no próximo dia 15 (segunda-feira), às 10h45, em Jundiaí.
A outra vaga na final será disputada entre São Paulo e Portuguesa de Desportos. O primeiro jogo entre as equipes acontece nesta quarta-feira (10), às 16 horas, no Canindé. A partida de volta será realizada no dia 15 (segunda-feira), às 16 horas, em Cotia.
Juniores precisam vencer Palmeiras no jogo de volta das semifinais
Em clássico cheio de emoções na Vila Belmiro, a equipe Júnior do Santos Futebol Clube empatou como Palmeiras em 2 a 2, no sábado passado (06), pela partida de ida das semifinais do Campeonato Paulista Sub 20. O Peixe chegou a duas vezes à frente do time alviverde, mas acabou cedendo o empate. Como os palmeirenses têm a vantagem na igualdade da soma de resultados por melhor campanha na fase classificatória, o Peixe precisa vencer o jogo de volta, próximo sábado (13), às 10 horas, no Estádio Municipal de Jaguariúna.
Pela outra semifinal, Portuguesa de Desportos e Ponte Preta empataram em 1 a 1, domingo passado (07), no CT da Lusa. Com melhor campanha fase de classificação, a Macaca joga por um novo empate, na partida de volta, no próximo dia 15 (segunda-feira), às 16 horas, no Estádio Moisés
Santos Tsunami enfrenta o ABC Cougars em jogo amistoso de futebol americano no próximo dia 21 no CT Meninos da Vila
Reportagem de Fábio Maradei
Novembro / 2010
Criado em abril de 2009, o Santos Tsunami se prepara para iniciar sua participação nos campeonatos paulista e brasileiro de futebol americano em 2011. O time santista enfrenta o ABC Cougars no próximo dia 21, às 13h30, em jogo amistoso, no campo do CT Meninos da Vila (Av. Martins Fontes, 1.277, no bairro do Saboó).
A partida é aberta ao público e a intenção é que a modalidade ganhe cada vez mais força na Cidade. “Já firmamos essa parceria com o Santos Futebol Clube, temos o apoio do Centro Olímpico e agora estamos atrás de um patrocínio para equipamentos, necessários para disputarmos os campeonatos oficiais”, informou o diretor do time, Rodrigo Galvão.
Em dezembro, o futebol americano terá um momento histórico em Santos. A final do Campeonato Touch Down, o Brasileiro da modalidade, será disputada no dia 11 de dezembro, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro). Além da decisão do título nacional, a programação contará com um jogo amistoso do Santos Tsunami, como preliminar.
“Será o primeiro jogo oficial em estádio de futebol com capacidade para mais de 15 mil pessoas. É um momento para se comemorar, ainda mais num templo como a Vila Belmiro”, destacou Rodrigo Stoffel, jogador da equipe santista.
TESTE - Atualmente, o Santos Tsunami conta com 60 atletas. Quem quiser treinar ou fazer teste para ingressar no time, pode comparecer aos treinos físicos, todas terças e quintas-feiras, às 20 horas, na areia da praia, junto à Concha Acústica, no Canal 3, ou nos treinos táticos e técnicos, aos domingos, 8 horas, no CT Meninos da Vila. Mais informações pelo telefone (13) 7809.2297.
Celso Filetti e Felipe Neumann vitória emocionante na final do Paulista de Canoas Havaianas, em Guarujá
Reportagem de Fábio Maradei
FMA / Santos F.C
Novembro / 2010
Foram cinco provas num único dia, todas a 100%, mas sem dúvida, a última disputa teve um sabor especial para o experiente Celso Filetti (Fitness Shop) na 5ª e última etapa do Paulista de Canoas Havaianas, domingo (dia 7), na Praia do Góes, em Guarujá. Ele e o companheiro de treino e de títulos, Felipe Neumann (Unique 1 Academia), ainda reservaram forças para remarem forte na OC2 open e assegurar o pentacampeonato estadual.
“Essa foi a melhor de todas. Já tinha remado quatro vezes, cerca de 12 km ao extremo. Eu e o Felipe subimos na canoa e, além de todo o treino, de toda a vontade de vencer, temos uma amizade e uma sinergia sensacionais. Esse é o nosso diferencial. Sabemos o que o outro pensa, parece telepatia e não nos entregamos. Foi marcante essa prova”, vibrou Filetti, que aos 45 anos segue firme entre os melhores do País e aumentando a coleção de conquistas na modalidade.
Na prova, tiveram duas duplas à altura, com Allan Reynol e Rafael Leão (um dos mais experientes e fortes na modalidade), de São Paulo, e Jefferson e Marquinhos, companheiros na equipe TriboQPira. A prova foi acirrada do início ao fim. Na primeira metade Filetti e Neumann remaram emparelhados com Alan e Leão e na curva de bóia, Jefferson e Marquinhos ultrapassaram as duas duplas.
“Caímos para o terceiro lugar e tivemos de administrar mentalmente essa posição. Aos poucos, passamos a dupla paulistana e fomos para cima dos líderes. Foi puxado demais, porém nas ondulações conseguimos ganhar alguns metros e vencemos”, contou Felipe Neumann. “Acho que foi a melhor e mais difícil prova nas canoas havaianas. O primeiro lugar mais sofrido e mais emocionante”, acrescentou Filetti.
Com o resultado, os dois ratificaram o penta paulista e agora seguem juntos para o quinto título nas duplas no Brasileiro. Eles competem no próximo final de semana na Solo Makano, em Florianópolis (SC). “Será muito bom fechar o Brasileiro com vitória. Vou nas duplas e na individual master”, relatou o canoísta, que tem como grande objetivo a Rio Va’a, prova internacional, realizada em dezembro no Rio de Janeiro. “Treino o ano todo pensando nessa disputa”, revelou.
RESULTADOS – Ainda no Paulista, na Praia do Góes, Celso Filetti encerrou o circuito de forma positiva, com vitórias na OC6 master, superando os favoritos da Eco Adventure (e garantindo o vice geral), e na OC6 open, com a TriboQPira, à frente da Yatch Clube Paulista (assegurando o hexa estadual). Na OC1 master, manteve a hegemonia, com nova conquista, para ser o pentacampeão, e na OC2 master, junto com Alex Levorim, chegou a estar na frente e terminou em segundo.
“Daí a necessidade do preparo físico e psicológico e da recuperação pós-prova. A yoga, com minha esposa, Deni, a natação, com o professor Cassio Prandi, a musculação com Luis Domingues, e a massagem com Carolina Fassina, são fundamentais”, destacou Filetti.
Vini, de apenas 8 anos, é o destaque no 1º Baixada Surf Treino no Quebra-Mar
Reportagem de Fábio Maradei
Novembro/2010
O 1º Baixada Surf Treino foi realizado neste sábado (dia 6), no Quebra-Mar, em Santos. As ondas não ajudaram muito, mas a nova geração mostrou vontade e fez bonito. Vinicius Parra, o Vini, de apenas oito anos, foi o destaque, levando a melhor. Arthur Toledo ficou em segundo.
“A maioria era das categorias mirim e da iniciantes. O Vini surfa muito e mereceu levar o primeiro lugar. Também destaque para o Sthefan e o Vitor, que empataram em terceiro”, contou Rodrigo Baida, organizador do evento. “Teremos novas etapas para a galera treinar mais”, avisou Baida.
Picuruta Salazar completa 50 anos de vida,e ganha de presente garantia no Mundial de Longboard 2011
EXPERIENTE SURFISTA TERMINOU EM 9º LUGAR NA DISPUTA EM MAKAHA
Reportagem de Fábio Maradei
FMA / Santos F.C
Novembro / 2010 Na sexta-feira (dia 5), o santista Picuruta Salazar, da equipe Local Motion, completa 50 anos de vida e mais de 40 de surf. E o melhor, em plena atividade e disputando - em condições de igualdade - com os principais nomes do mundo, muitos com menos que a metade de sua idade.
Na quinta-feira ( dia 4 ), ele não conseguiu avançar no Mundial Profissional de Longboard, que está sendo disputado em Makaha, no Havaí. Terminou em nono lugar, ao ser eliminado pelo francês Antoine Delpero, mas festejou o fato de se manter na elite mundial em 2011.
“Estou garantido no mundial do ano que vem. Já foi um presentão. Estou completando 50 anos. Quem é que tem essa idade e está aqui? Quem consegue permanecer entre os melhores há mais de 30 anos? Só tenho de agradecer”, afirmou o sempre bem-humorado Picuruta, que junto com a Local Motion, tem os patrocínios de Oakley, Reef, Surftrip, New Advance, Teccel e Power Balance.
Agora, as atenções se voltam para a decisão do titulo brasileiro de longboard profissional. Nada menos que dez vezes campeão nacional, a última no final do ano passado, Picuruta aposta suas fichas na etapa final, de 19 a 21 deste mês, o Petrobras Longboard Classic, na Praia da Macumba, no Rio de
Janeiro. “Tem dois mil pontos em jogo e vou batalhar muito”, adiantou.Ainda no Havaí, Picuruta também comemorou ter saído ileso durante o campeonato, quando sua prancha quebrou, numa série de 10 pés. “Foi um susto, fui para debaixo d’água e pensei: chegou a minha hora, mas consegui sair bem. Vi até estrelas”, lembrou o surfista, que também comentou sobre a morte
do tricampeão mundial Andy Irons. “O Havaí está de luto. Foi uma morte muito sentida”, afirmou.
Quem pensa que com meio século de vida, Picuruta pensa em parar, se engana.
“Já estou classificado para o Mundial de 2011. Sou o nono do Mundo e estarei brigando pelo título novamente, pode ter certeza”, concluiu o surfista, direto do Havaí.
Celso Filetti encara Jogos Abertos e final do Paulista de Canoas Havaianas
Fábio Maradei / FMA
Novembro / 2010
Com o pensamento na principal prova individual de canoa havaiana na temporada, a Rio Va’a, que sempre reúne nomes de ponta do exterior, e está marcada para dezembro, o santista Celso Filetti (Fitness Shop) terá mais dois importantes compromissos neste final de semana. No sábado de manhã, disputará os Jogos Abertos do Interior, com a canoa havaiana sendo modalidade extra, de exibição.
Na parte da tarde, já na Praia do Góes, em Guarujá, a final do Paulista em OC6. No domingo, novamente em águas guarujaenses, as disputas de OC1 e OC2 querendo ratificar os títulos estaduais. “Serão todas provas importantes, quero fechar o Paulista com novas vitórias, tanto na individual master, quanto nas duplas com o Felipe Neumann, além da OC6 com a TriboQPira”, disse.
“Estou tranquilo, bem treinado, tanto nas remadas, quanto em natação, yoga. Estou confiante. Já sei o caminho, individual master, duplas open e master, OC6 open e master e de quebra, antes de tudo isso, os Jogos Abertos”, comentou. “O time está forte, Fábio Paiva, nosso grande ídolo, Everdan Riesco, outro grande nome, Felipe Neumann, eu, Cauê Serra e mais um. Vai ser difícil pelo nível técnico, mas conhecemos bem o percurso, é a nossa casa”, destacou.
Antes da Rio Va’a, em dezembro, no Rio de Janeiro, onde busca o hexacampeonato master individual, Filetti terá outro importante compromisso, a Solo Makano, válida pelo Brasileiro, em Florianópolis (SC), nos dias 13 e 14 próximos. “Será um grande teste para o final do ano e quero fechar bem o Brasileiro, onde já garantimos os títulos oc1 master e oc2 open. Penso na Rio Va’a todos os dias. Treino para isso. Faço das tripas coração por essa disputa. É a melhor para mim, a que eu mais gosto”, completou.Outubro / 2010
Contratura na panturrilha estraga planos de Juraci Moreira no Pan de Triathlon no México
Reportagem de Fábio Maradei
Santos / FMA
Outubro / 2010
Uma contratura na panturrilha direita ainda no começo da corrida estragou os planos do triatleta brasileiro Juraci Moreira (Club Social/ Banco BVA/ Asics/ E.C. Pinheiros/CDE) neste domingo (dia 17), no Campeonato Pan-Americano, em Puerto Vallarta, no México. Com chances de disputar as cinco primeiras posições, ele sentiu a lesão logo no km 2 da corrida e não conseguiu continuar na prova.
“Fico triste em abandonar uma prova importante como esta, mas sei que estou sujeito a ter lesões como esta. Estava fazendo uma prova boa e poderia conseguir um ótimo resultado”, lamentou o triatleta, que volta ao Brasil para tratar a contratura e deve ficar de fora do Campeonato Brasileiro da modalidade, no próximo domingo, em Florianópolis (SC). “Quero voltar aos treinos o mais rápido possível. Ainda pretendo disputar provas da ITU (ranking mundial) este ano, mas não defini quais”, complementou Jura.
LESÕES - Integrante da seleção brasileiras nas três olimpíadas em que o triathlon foi modalidade oficial – Sydney 2000, Atenas 2004 e Beijing 2008, Juraci Moreira tem como objetivo disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Este ano, ele teve de começar praticamente do zero este ano em sua busca para a quarta olimpíada, por ter parado para tratar as lesões nos dois tendões calcâneos, que atrapalhavam sua performance desde antes da Olimpíada de 2008.
Foram quatro meses sem disputas e o retorno somente no final de junho. Em outubro, veio a “recompensa”, com a vitória na etapa do Quênia. Na sequência, foi bronze no Ibero-Americano, na Colômbia.
Animado com 2 resultados positivos, brasileiro Juraci Moreira disputa o Pan-Americano no México, de olho em sua 4ª olimpíada seguida
Reportagem Fábio Maradei
Santos/FMA
Outubro/2010
Animado com os dois resultados positivos seguidos e recentes, a vitória no Quênia, prova válida pelo ranking mundial ITU Points, e o bronze no Campeonato Ibero-Americano, na Colômbia, o triatleta brasileiro Juraci Moreira (Club Social/ Banco BVA/ Asics/ E.C. Pinheiros/CDE) encara mais um desafio em sua trajetória rumo à vaga para a quarta olimpíada seguida. No domingo (dia 17), ele disputa o Campeonato Pan-Americano, em Puerto Vallarta, no México, disposto a marcar seus primeiros pontos no ranking mundial olímpico.
“Essa é a única prova válida com pontuação direta no ranking olímpico que farei este ano. Tenho também uma disputa interna com os brasileiros, porque a competição também é válida para o Circuito Brasileiro. Quero ser o primeiro brasileiro a cruzar a linha de chegada e o objetivo é estar entre os melhores, quem sabe brigando pelo titulo, o que será a consolidação do meu retorno”, afirmou o triatleta.
Além da briga interna brasileira, Juraci terá como grandes rivais os triatletas norte-americanos. “Acredito num bom duelo, mas sei que ainda não alcancei 100% da minha forma física. Então, encaro com humildade e vou para fazer o meu melhor”, destacou Jura, que gosta de competir no México e com calor. “Acho que essa condição pode me favorecer”, revelou o melhor latino-americano nos Jogos Olímpicos de Beijing e bronze no Pan Rio 2007.
LESÕES - Integrante da seleção brasileiras nas três olimpíadas em que o triathlon foi modalidade oficial – Sydney 2000, Atenas 2004 e Beijing 2008, Juraci Moreira teve de começar praticamente do zero este ano em sua busca para a quarta olimpíada, por ter parado para tratar as lesões nos dois tendões calcâneos, que atrapalhavam sua performance desde antes da Olimpíada de 2008.
Foram quatro meses sem disputas e o retorno somente no dia 27 de junho. “Com certeza, foi a decisão certa, confirmada com a vitória no Quênia. Era preciso para estar preparado para seguir até Londres, quem sabe até os Jogos Olímpicos no Brasil, em 2016”, avisou o competidor, que também é sargento do Exército e terá em 2011 a disputa do Mundial Militar no Rio de Janeiro.
Goleiro Felipe sofre lesão no joelho direito e passará por cirurgia
Reportagem Fábio Maradei
Santos / FMA
Outubro 2010
O médico do Santos Futebol Clube, Rodrigo Zogaib informou que o goleiro Felipe passará por cirurgia no joelho direito para tratar uma lesão no menisco, sofrida durante o treinamento desta terça-feira (05). Em virtude de um derrame interno na articulação, nos próximos dias o atleta será submetido tratamento analgésico e anti-inflamatório e depois passará por nova avaliação para definir a data do procedimento cirúrgico.
“Existe um derrame articular no local, o que dificulta a verificação exata da lesão. No exame de ressonância magnética realizado nesta terça-feira à noite, podemos constatar uma lesão meniscal. Porém, é necessário que o inchaço no local diminua para que façamos uma nova avaliação, para afastar a possibilidade de lesão associada em outra estrutura da articulação”, disse o médico santista.
Zogaib ainda disse que a expectativa é que Felipe seja operado na próxima semana. Caso a nova avaliação confirme o diagnóstico de lesão de menisco, o tempo de recuperação previsto é de quatro a seis semanas.
Santos FC disputa Copa Sub23
Reporter Fábio Maradei
Santos / FMA
O Santos Futebol Clube disputará mais uma competição oficial nesta temporada. Organizada pela Traffic com apoio das Federações Paulista e do Estado do Rio de Janeiro, a Copa Sub23 de Futebol Profissional contará com dez times e tem início nesta quarta-feira (15). O Peixe enfrenta o Avaí, às 16h30, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), na preliminar da partida contra o Atlético-GO, pela 22ª rodada do Brasileirão.
Neste novo campeonato, as equipes terão o formato olímpico, utilizando, por partida, jogadores nascidos a partir de 1987 e mais três sem limite de idade. Para os goleiros não há faixa de idade determinada. “O Santos pretende utilizar, ao máximo, os jogadores que atuam no profissional, aqueles que não sejam relacionados para as partidas do Brasileiro, e completará com atletas da Base”, revelou o gerente de futebol do Peixe, Paulo Jamelli.
“Será uma ótima oportunidade para a torcida conhecer mais os novos jogadores. Como teremos o jogo na preliminar nesta quarta-feira, o apoio dos torcedores é importante”, acrescentou Jamelli.
O time será comandado pelo técnico Marcelo Martelotte, atualmente exercendo o cargo de auxiliar técnico de Dorival Júnior na equipe principal. O treinador já está observando os jogadores da Base para formação do elenco. “Estou acompanhando jogos e treinos do sub20 e até sub17 para também aproveitar a garotada”, afirmou o técnico.
Além do Santos, disputam a Copa Sub23 as equipes do Palmeiras, Corinthians, Botafogo (RJ), Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Atlético Mineiro, Internacional (SC) e Avaí (SC). Os times foram divididos em dois grupos de cinco e na primeira fase há os confrontos entre as chaves. As duas equipes que mais pontuarem avançam à semifinal.
JOGOS - O Santos está no Grupo Um, junto com Botafogo, Atlético Mineiro, Flamengo e Corinthians. Depois do Avaí, na quarta-feira, enfrenta o Vasco, dia 22, em São Januário, Rio de Janeiro, às 22 horas. No dia 2 de outubro, às 13 horas, na Vila Belmiro, joga contra o Palmeiras, na preliminar da partida das mesmas equipes pelo Brasileirão (16 horas).
Na sequência, pega o Fluminense, dia 6, às 16h30, no Rio de Janeiro. E completando a fase inicial, partida contra o Inter, no dia 24, na Vila Belmiro. A semifinal será realizada no dia 31 e a decisão, 7 de novembro. “Além de ser um campeonato oficial, a Copa Sub23 torna-se uma ótima oportunidade para os jogadores do elenco profissional ganharem ritmo, principalmente porque o Santos tem um time jovem”, complementou o técnico.
CURRÍCULO - Ex-goleiro, Martelotte defendeu o Santos em 1997/98, fazendo parte do elenco campeão do Torneio Rio-São Paulo, em 97. Também se destacou no Bragantino, com os títulos da Série B, em 1989, e Paulista, em 1990. Parou de jogar em 2002 e iniciou a carreira como técnico no ano seguinte, no time júnior do Taubaté.
Na mesma temporada assumiu nas categorias de base do Palmeiras e de 2005 até o final do ano passado, atuou como auxiliar técnico de Pintado, chegando ao Santos para trabalhar na atual comissão técnica, campeã paulista e da Copa do Brasil.
Andrea Lopes é vice-campeã mundial master de surf no Panamá
Reportagem Fábio Maradei
Santos/FMA
A carioca Andrea Lopes, da equipe AntiQueda, escreveu mais um capítulo na história do surf brasileiro. No sábado (dia 4), ela garantiu o importante vice-campeonato mundial master no ISA World Masters Surfing Championship, em Santa Catalina, no Panamá. Na finalíssima, depois de cair para a repescagem por apenas 0,1 ponto, Andrea surfou muito bem, somando 14,70 pontos e foi superada pela sul-africana Heather Clark, com 17,86.
Antes de chegar à decisão, a surfista brasileira deu um show, com uma atuação de gala para se recuperar no evento, com duas notas excelentes, 8,17 e 9,5, chegando a 17,.67 pontos de um máximo de 20. “Nossa! Presente de Deus, estou bem feliz”, vibrou a nova vice-campeã mundial master (acima de 35 anos). “Na final fiquei perdida na água e acabei com o vice, mas lutei até o final”, comentou.
Antes de chegar à finalíssima, Andrea caiu à repescagem, por apenas um décimo. “Precisava de 8,4 e na última onda fiz 8,3. Mas não desanimei. Na final da repescagem surfei muito bem e garanti um 9,5, a segunda maior nota da categoria e a melhor do sábado. Daí, retornei ao evento principal com ondas perfeitas, mas a Heather também surfou muito bem”, contou a atleta de 36 anos, um dos grandes ícones do surf brasileiro.
Além dela, o também carioca Sergio Penna chegou à final da categoria Kahuna (45 anos em diante), com mais um vice ao Brasil. Por equipes, a seleção brasileira, que também contou com ícones como Fabinho Gouveia e Victor Ribas, terminou na terceira colocação geral, entre os 21 países participantes, atrás apenas de Austrália e África do Sul.
PRÓXIMOS - Agora, Andrea Lopes já se concentra para mais dois compromissos, o próximo nos dias 10 a 12, na 2ª etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino, na Praia Central, em Balneário Camboriú (SC). Depois, nos dias 21 a 26, segue para a 3ª etapa do Brasil Surf Pro, na Praia de Geribá, em Búzios (RJ), tendo como meta o inédito pentacampeonato brasileiro profissional.
Para o diretor de marketing da AntiQueda, Paulo Sérgio Nogueira Lopes, o vice-campeonato mundial master representa um grande feito ao surf brasileiro. “A Andrea é um símbolo de raça, superação e ficamos muito felizes com mais essa conquista. Temos certeza de que esse novo pódio será um combustível para ela seguir firme dando seu exemplo a todos”, comemorou. “A família AntiQueda está em festa”, complementou.
Com 21 anos de história, a AntiQueda é uma marca 100% brasileira e patrocina Andrea Lopes desde 2008, com o foco de uma parceria para a atleta buscar novas conquistas, sobretudo o pentacampeonato nacional, além de um trabalho institucional. O tricampeão brasileiro e ex-top da elite mundial, Peterson Rosa, é outro integrante da equipe, junto com o talento da nova geração, Thiago Guimarães.
Junto com os atletas, a AntiQueda patrocina, desde a sua criação, em 1996, o Circuito A Tribuna de Surf Colegial, o mais tradicional do gênero, realizado na Baixada Santista e responsável por lançar diversos novos valores, entre eles, Adriano de Souza, o Mineirinho. Mais detalhes sobre a marca no site oficial http://www.antiqueda.com/.
Animado com vitória, Jessé Mendes quer vaga no Mundial Pro Júnior
Santos / FMA
Vencedor do Mormaii Pro Júnior, a terceira seletiva sul-americana para o Mundial Pro Júnior ASP, no domingo (dia 29), em Garopaba/SC, o guarujaense Jessé Mendes, da equipe Rip Curl, compete motivado na próxima disputa da categoria, o Hurley Pro Júnior, a partir de sexta-feira (dia 3), em São Francisco do Sul, também no litoral catarinense. O atleta de 17 anos ocupa a terceira colocação no ranking continental, para surfistas com até 20 anos de idade, e que classificará quatro representantes à disputa do Mundial.
Foto: Fábio Maradei |
“As expectativas são grandes. Mesmo sabendo que tudo começa do zero, depois de cada evento, vou bem confiante. Estou treinando bastante, tanto física como mentalmente e espero o melhor resultado possível”, afirmou Jessé, que já acumula na carreira dois títulos brasileiros, iniciantes (2007) e mirim (2008), além de três paulistas. “com certeza, meu maior objetivo nesse ano é estar na equipe para disputar o título mundial sub-20”, acrescentou.
Para Jessé, que teve uma vida competitiva precoce e já aos seis anos de idade fazia sua primeira viagem internacional (ao Peru) para surfar, a vitória no domingo foi marcante. “Sem dúvida, foi a minha primeira conquista profissional. Fiquei muito feliz e é o que venho buscando há tempos”, disse o competidor, que teve a melhor nota do evento, 8,83 e a maior somatória, 17,33 pontos de 20 possíveis.
“Estou colhendo o trabalho que venho plantando, com a ajuda de vários profissionais envolvidos, como o meu técnico Paulo Kid, o meu preparador físico Ricardo Vilalva, a minha psicóloga Diva Assef e claro, à Rip Curl, meu patrocinador”, destacou.
3 ANOS - No surf desde os três anos de idade, Jessé já tem grande vivência. Esteve nove vezes surfando no Peru, dez nos Estados Unidos (sendo seis no Havaí), três no Tahiti e outras três na Indonésia, além de França, Chile e Equador. Sempre foi orientado por Paulo Kid e contou com o patrocínio da Rip Curl.
“Infelizmente dessa vez não deu para ele estar aqui, mas a gente conversa sempre e ele me acompanha ao vivo pela internet. A Rip Curl é muito importante, me dá todo o suporte que preciso. Desde pequeno vem investindo na minha carreira e nunca me deixou faltar nada”, comentou.
FINAL - Depois de São Francisco do Sul, o ranking sul-americano pro júnior terá a etapa final nos dias 14 e 15 de setembro, em Salvador, na Bahia, definindo os quatro representantes, que se juntam aos dois melhores classificados (com idade até 20 anos) no WQS.
Nesse caso, a Rip Curl pode contar com mais um garantido, com Gabriel Medina, de São Sebastião, outro grande talento da nova geração e que hoje figura em 52º lugar no ranking da ASP. Nessa edição, a disputa pelo título mundial será dividida em dois eventos, o primeiro de 2 a 13 de outubro, em Bali, na Indonésia, e o decisivo, de 8 a 16 de janeiro de 2011, em Sydney, na Austrália.