DEZEMBRO / 2010
Chegar à categoria adulta no futsal com qualidade.
O futebol de salão (futsal) é uma modalidade em ascensão, muito praticado pelo esporte amador, devido à facilidade de encontrar espaços para sua prática. Sendo assim, é uma pratica que tem se iniciado em idades cada vez mais precoces, sendo necessário observar se o corpo está desenvolvido o suficiente para esta sobrecarga.
A idade ideal para o esporte de forma competitiva seria a partir dos 14 anos. O início em idades anteriores pode trazer desequilíbrio e até lesões ostemioarticulares, contribuindo para alterações posturais e no crescimento, consequentemente no desenvolvimento dessas crianças.
O futsal proporciona risco de lesão pelo intenso e constante contato físico. Dentre essas lesões, as musculares são as que se destacam. O tornozelo é uma articulação constantemente lesionada, sendo a entorse (lesão de ligamento) a lesão mais comum.
A entorse de tornozelo é caracterizada por um movimento exagerado da articulação. Na maioria das vezes acontece por uma força externa, no contato físico com outro jogador, mas também pode acontecer por déficits do organismo, como alteração da propriocepção. A propriocepção consiste em o atleta perceber a posição e o movimento da articulação, permitindo o reajuste quando a articulação estiver prestes a passar do seu limite normal.
Nos meninos temos um estirão do crescimento que se inicia pelos 11 anos e finaliza por volta dos 14 anos. O ritmo do sistema sensório-motor, como a propriocepção, não acompanha esse crescimento rápido e suas novas proporções corporais, tornando esse grupo abaixo dos 14 anos mais suscetíveis a lesões e alterações posturais.
A grande preocupação é tentar diminuir o risco de lesões deste grupo etário, fazendo com quem eles permaneçam no esporte, prática fundamental para sua formação. Desta forma, oferecemos condições para que ele chegue à categoria adulta com qualidade, podendo se profissionalizar.
Ft. Sibelle Paschoal Cardoso
Crefito - 3/106.791-F
e-mail: sibellecardoso@ig.com.br
Em 2011, objetivos do triatleta Juraci Moreira são a classificação para os jogos Pan-Americanos e boa
participação nos Jogos Mundiais das Forças Armadas
Reportagem de Fábio Maradei
FMA / Santos
Com participação em três olimpíadas e com foco para a sua quarta disputa seguida, em Londres 2012, o triatleta Juraci Moreira (Club Social/ Banco BVA/ Asics/ E.C. Pinheiros/CDE) terá com prioridades em 2011 a participação em duas importantes disputas, além das seletivas olímpicas. Ele representará o Brasil nos Jogos Mundiais Militares, em julho, no Rio de Janeiro, e busca vaga para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro.
No próximo ano estão previstas 21 provas, apenas quatro no Brasil, incluindo o Mundial Militar. “Tem duas com sabor especial e logo no começo da temporada, o Mundialito de Triathlon Rápido, prova que sempre estive presente e que se torna muito importante por ser televisionada ao vivo para todo o Brasil e para mais de 50 países. É a melhor forma de difundirmos o triathlon. E em fevereiro tem o Sesc Caiobá, onde sou pentacampeão”, falou Jura.
A primeira disputa será logo no dia 9 de janeiro, com o Viña Del Mar ITU Triathlon Pan-American Cup, no Chile, onde foi campeão em 2008. Uma semana depois, é a vez do Mundialito de Triathlon, em Santos. No total, serão 14 países, incluindo China e Coréia do Sul.
“Meu grande objetivo é estar na equipe brasileira na Olimpíada de Londres. Então, tenho de estar bem posicionado no ranking olímpico, que só vai ser decidido em 2012, mas 2011 é fundamental para alcançar este feito e tenho de competir bem nas provas mundo afora”, explica o triatleta de Curitiba, mas que atualmente mora e treina em Campinas.
PRODUTIVO - Juraci espera ter um ano bem produtivo e quer passar bem longe das lesões. Em 2010, ele teve dois momentos distintos, que o impediram de participar de diversas provas. Logo no começo do ano, após o novo título do Mundialito de Triathlon Rápido, ele decidiu parar e tratar as lesões nos dois tendões calcâneos, que atrapalhavam sua performance desde antes da Olimpíada de 2008.
Foram quatro meses sem disputas e praticamente recomeçou do zero, voltando no final de junho. Em outubro, veio a “recompensa”, com a vitória no Mombasa ITU Triathlon African Cup, no Quênia, dia 19 de setembro. A conquista ratificou o retorno do triatleta à velha forma e com condições de figurar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, seu grande objetivo.
“Foi uma prova marcante, pois voltei a vencer no exterior. Foi tudo perfeito. Marquei 200 pontos para o ranking ITU points list, que define quem larga nas etapas válidas para o ranking olímpico e subi da 227ª posição para a 169, marcando a minha volta definitiva ao Circuito Mundial e a busca pela vaga olímpica”, recorda.
Na sequência, Jura foi bronze no Ibero-Americano, na Colômbia. Mas logo depois, no Pan-Americano, no México, sofreu uma contratura na panturrilha direita, que o obrigou a abandonar a prova e voltar ao “estaleiro”. A nova lesão atrapalhou os planos de já encerrar o ano numa boa posição no ranking olímpico. “Estava fazendo uma prova boa e poderia conseguir um ótimo resultado”, lamenta o triatleta, mas mostrando muita confiança no retorno para 2011. “Será um ano de conquistas”, adianta.
Donga consegue a 10ª posição no mundial de Triathlon Cross Country no Havaí
Morador de Barão Geraldo há 15 anos, vindo do Rio de janeiro para estudar na Unicamp.
No início a bicicleta era um meio de transporte, e que com o tempo se tornou depois uma ferramenta de competição. Durante 10 anos competi em provas de Mountain Bike por várias cidades e estados do Brasil.
Nesse ano de 2010, em fevereiro, resolvi começar a praticar o triathlon cross country com um objetivo, me classificar para o Mundial no Havaí em outubro do mesmo ano. Para isso tinha que ficar entre os 3 primeiros da minha categoria (35-39 anos), na única etapa classificatória na América do Sul no mês de agosto em Angra dos Reis. Como preparação iria usar as provas do circuito Xterra para treinar. Corri provas em São Lourenço (MG), Itapira (SP), Teresópolis (RJ) e Manaus (AM), ganhei 3 delas. A diferença da etapa de Angra era que o número de concorrentes seria muito maior, devido às vagas. Foi uma prova duríssima, mas consegui sair campeão, classificado em primeiro lugar para o Mundial. Nesse momento eu já contava com os apoios da loja de bicicleta Bike Fan, no Taquaral, da loja de suplementos Sport & Saúde e também do Restaurante Bardana, ambas em Barão Geraldo.
Durante os 3 meses de preparação corri mais algumas etapas do circuito brasileiro. Estava pronto para ir para o Havaí, competir com os melhores do mundo classificados nas 17 etapas pelo mundo que também classificavam os 3 melhores em cada categoria. O circuito da prova foi o mais duro de todos que já tinha feito. Foram 1500 m de natação no mar, 32 km de mountain bike por trilhas bem duras na costa de um vulcão e para terminar 11 km correndo em trilhas com diversos obstáculos (árvores para pular e um longo trecho pela areia fofa da praia foram alguns deles). Depois de 3h 19min, consegui ficar em 100 lugar no Campeonato Mundial Xterra. Objetivo conquistado, sou top ten do mundo em triathlon cross country, no meu primeiro ano no esporte. Éramos 34 brasileiros por lá, eu fui o quinto melhor sendo que os 3 primeiros são profissionais.
NOVEMBRO / 2010
RESULTADOS DIA 09/11 - TERÇA-FEIRA 74º JOGOS ABERTOS DO INTERIOR - SANTOS - 2010
MODALIDADE RESULTADO ADVERSÁRIO PARCIAIS/OBS.
BOXE COMPETIÇÃO - MANHÃ / TARDE / NOITE
BOCHA 1 X 2 AMERICANA PARCIAIS/OBS: 18x14 / 16x18 / 10x12
FUTEBOL MASCULINO 1 X 1 SÃO BERNARDO
TÊNIS DE MESA FEMININO X SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
TÊNIS DE MESA MASCULINO X GUARULHOS
FUTSAL FEMININO 0 X 7 PIRACICABA
VÔLEI MASCULINO X AMERICANA Período da Tarde
TÊNIS DE MESA FEMININO X MARÍLIA Período da Tarde
TÊNIS DE MESA MASCULINO X RIBEIRÃO PRETO Período da Tarde
HPS/JHC tem grandes chances de se classificar em primeiro lugar na Copa Ouro.
Reportagem Prof. Rita Orsi
Novembro / 2010
Após rodada realizada no último sábado (23) na cidade de Americana, a equipe Adulta Feminina do HPS/Jundiaí possui grandes chances de passar para a fase final da VII Copa Ouro em primeiro lugar.
Com a vitória sob a equipe do Esporte Clube Pinheiros por 36 x 24, a equipe ocupa a ponta da tabela, com 9 pontos ganhos ( 5 jogos - 4 vitórias e 1 empate ) e um saldo positivo de 55 gols.
A única equipe que pode ultrapassar o JHC é São Caetano. Para isso, o time do ABC Paulista deverá vencer com uma diferença de 14 gols a forte equipe de Americana.
A disputa da última vaga para as finais, fica por conta de Piracicaba e Pinheiros.
O Jundiaí Handebol Clube conta com o apoio de: Prefeitura do Município, Hospital Paulo Sacramento, Passarela, Coife, Colégio Santa Felicidade e Tropicana.
OUTUBRO / 2010
E o Juiz apita !!!! Final de jogo....
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro/2010
E assim chegou ao final de campeonato do Juventude em Ação 3ª edição, após seis meses de competição com muitos jogos que emocionaram a galera de toda a região santana da igreja católica.
Em todas as modalidades esportivas, vimos que as equipes que participaram do campeonato estavam mais maduras, mais entrosadas oque deram mais qualidade a competição, porém as dificuldades para as equipes também foram maiores, onde os jogos foram muito pegados. Muitos saltos, saques e cortadas no voleibol, com jogadas aéreas chutando a bola com as mãos para o gol pelo handebol, e pontos espetaculares com cestas de três pontos no basquete, o juventude em ação nessa terceira edição mostrou que não é preciso ser um profissional para ter talentos, pois muitos jovens mostraram que talento esportivo começa participando. Já pelo futsal masculino e feminino a modalidade ganhou várias qualidades nesse torneio, além de grandes equipes a arbitragem também obteve qualidade com os árbitros Rogério e Mara, por isso quem também se tornou campeão foi o próprio Juventude em Ação.
Oque não poderíamos deixar de ressaltar, foi a competitividade entre todos os atletas com respeito mútuo, e lógico que infelizmente aconteceram alguns desajustes com algumas equipes, mas Graças a Deus acabou dentro de quadra. Acreditamos que isso aos poucos com as próximas edições deverá diminuir, pois o intuito dessa competição é resgatar ou levar jovens para a igreja, e não a discórdia. O interessante também oque aconteceu nessa terceira edição, foi com as equipes que vem participando desde outras edições, que observavam outras equipes ao longo da competição para taticamente enfrenta-las, lembrando até mesmo as equipes profissionais. Isso é também além da valorização de cada atleta em crescimento, outra forma de respeito pelo atleta que estuda a performasse de seu oponente. Mas disso tudo na verdade, oque realmente podemos aprender com o Juventude em Ação é que a competitividade estará sempre presentes em nossas vidas, e sempre enfrentaremos leões cada vez mais fortes que irão aparecer em nossa frente, mas com nossos esforços e persistência em concluir tudo que começamos, estaremos sempre crescendo e amadurecendo nossos conhecimentos e formas de viver, com as vitórias e também com as derrotas, pois a mesma lágrima que corre pelo rosto poderá será de alegrias ou tristezas.
Parabéns as equipes campeãs do Voleibol ( masculino e feminino ), do Handebol ( masculino e feminino ), do basquete ( masculino ), e do futsal ( masculino e feminino ), pela conquista do título de 2010, e a todas as equipes que participaram da competição pela iniciativa da paróquia, ou das comunidades que incentivaram seus grupos de jovens ou amigos, ao Pe Valdevir e aos dirigentes do Juventude em Ação.
Reportagem dia 17/10/2010
Santana B no futsal masculino está na final do Juventude em Ação.
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro/2010
Um jogo com muitos conhecidos e amigos, pois eliminaram a equipe Santana A, seguiu com muitos gols e jogadas que fizeram da partida um verdadeiro palco, onde os artistas ( atletas ) brilharam com o futebol apresentado até o último minuto da partida, pois a vitória da equipe Santana B veio através dos penaltis. Agora a equipe ficará com muita ansiedade aguardando dia 23 onde irão encarar a equipe NS da Luz, e poderá se consagrar pela primeira vez campeão do Juventude em Ação, mas para isso acontecer precisarão de muita garra para enfrentar uma equipe forte e que já foram campeão da primeira edição do torneio.
Pelo sub 17 as equipes de São Miguel e Comunidade Natividade do Senhor, irão se enfrentar para decidir o título
de campeão da terceira edição, onde esperamos um jogo de muita correria e toma lá da cá, pois as equipes são muitas talentosas e com muito fôlego de uma juventude que verdadeiramente estão sempre em ação.
As equipes Santana A e São Pedro farão as finais do futsal feminino do Juventude em Ação.
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro/2010
Em dois jogos que as equipes lutaram muito para conquistarem as vagas para a final, Santana se classificou nos últimos minutos do segundo tempo da prorrogação, encerrando a partida em 08x07, porém sem ficar um minuto tranqüilas, pois N.S das Graças B deu sufoco até o apito final.
Assim aconteceu também no jogo entre São Pedro e Sta Terezinha, onde a equipe da São Pedro se classificou em um jogo muito apertado por 03x02. A goleira da São Pedro foi o destaque da partida segurando os ataques agressivos da equipe da Sta Terezinha, mas não poderíamos deixar de ressaltar a equipe da correria, onde fizeram a lição de casa dentro das quadras aproveitando as oportunidades quando surgiram.
Informativo dia 10/10/2010
Como evitar se machucar durante a prática esportiva?
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro 2010
Quem já se machucou durante um jogo, seja sozinho ou pelo contato com o adversário? Muitos dos casos poderiam ser evitados, sendo realizado um preparo adequado, mesmo se tratando do esporte amador. Os estudos realizados sobre as principais lesões de diferentes esportes mostram maior ocorrência de entorses e lesões musculares. O futebol é responsável pelo maior número de lesões desportivas no mundo, por apresentar grande contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos, como aceleração, desaceleração, mudança de direção e saltos. Para que essas lesões diminuam algumas medidas preventivas são necessárias, como: aquecimento adequado, desaquecimento, alongamentos, enfaixamento preventivo do tornozelo para os jogadores com história de entorse, ou instabilidade da articulação.
O aquecimento é a primeira parte da atividade física, utilizado para preparar o organismo do atleta para a prática do esporte. Deve ser progressivo e gradual, a fim de promover o aumento da temperatura do corpo, aumento da atividade das enzimas, aumento do fluxo sanguíneo e de oxigênio disponível.
Alguns fatores são importantes ressaltar, como por exemplo, que a idade é um fator relevante no tempo de aquecimento, sendo assim, quanto mais velho o atleta, mais cuidadoso e longo deve ser esse aquecimento, pois a musculatura de atletas mais velhos são mais suscetíveis a lesões pela elasticidade diminuída. Outro fator a ser destacado, é que o aquecimento deve ser realizado de acordo com a dinâmica e os requisitos exigidos no esporte a ser praticado. O aquecimento tem a intenção de melhorar o desempenho porque permite a adaptação do corpo ao estresse do exercício, sustentando por mais tempo o atleta na atividade.
O aquecimento pode ser realizado em três etapas:
1) Alogamento, para o aumento comprimento muscular, melhorando a flexibilidade, proporcionando maior agilidade e elasticidade durante a prática esportiva;
O aquecimento pode ser realizado em três etapas:
1) Alogamento, para o aumento comprimento muscular, melhorando a flexibilidade, proporcionando maior agilidade e elasticidade durante a prática esportiva;
2) Exercícios gerais para aquecer o corpo, como o “trote”, por exemplo, que aumenta a temperatura corporal;
3) Exercício específico, de acordo com a especificidade da atividade, aquecendo os músculos mais utilizados no esporte. Também é importante destacar, a diminuição gradativa da atividade, diminuindo o acúmulo de sangue nas extremidades.
Essas são algumas dicas de prevenirmos lesões. Independente do esporte a ser praticado, o importante é mostrarmos para o nosso corpo que iniciaremos uma atividade física e dar o tempo necessário para que ele se prepare. Assim, prevenimos e o protegemos de possíveis lesões.
Ft. Sibelle Paschoal Cardoso
Reportagens 07/10/2010
Postado por Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro 2010
Após quatro meses rolando a competição, o juventude em ação entra em sua reta final, onde nesse mês outubro saberemos quem serão os vencedores das categorias do futsal sub 29, sub 17 ( masculino ), e sub 29 ( feminino ). Até aqui grandes jogos aconteceram desde as primeiras rodadas, onde vemos que do primeiro campeonato que aconteceu em 2008 comparando com 2010, obteve melhorias em qualidades nas equipes que vem participando todos os anos, além das outras equipes que iniciaram na competição nessa edição.
E claro que não poderíamos deixar de evidenciar que a arbitragem dessa edição de 2010 é diferenciada das demais edições passadas, pois assim a qualidade da competição ficou ainda melhor, onde parabenizamos essa decisão dos dirigentes em trazer árbitros experientes e com pulsos firmes, não permitindo que haja desordem durante as partidas do futsal, administradas pelo árbitro Rogério e a árbitra Mara.
Com isso vemos mais uma vez que investir sempre será importante para acompanhar o crescimento e a evolução da competição, por isso o próximo passo acreditamos que poderá ser a qualidade das quadras, é claro que haverá custo para isso também, mas unindo as comunidades e paróquias com idéias enovadoras, o juventude em ação poderá ser em breve uma das principais competição da zona norte.
Em fase final no Juventude em Ação, grandes jogos aconteceram no basquete
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro/2010
No juventude em ação acontecem outras modalidades que também agitam a galera. Necessitando de muita mira, agilidade e estratégia de jogadas, o basquete bol faz com que o torneio seja ainda mais forte para o " juventude ", onde vimos as equipes da Rão Roque, NS Aparecida, Salete, e Sta Rosa de Lima mostrarem muitas abilidades nessa modalidade, e agora irão disputar as quartas de finais do torneio.
Sta Terezinha / feminino irreconhecíveis dentro de quadra, mas segue na competição para disputar uma vaga para a final
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro 2010
Outubro 2010
Foto: Ângelo Melato |
Em uma vitória magra a equipe feminina de futsal sub 29 classificou para a semi final da competição. Como foi de se estranhar, no que vimos jogar no início do campeonato, onde as meninas da equipe da Sta Terezinha brilharam com os resultados e jogadas brilhantes, no jogo que aparentemente não teriam dificuldades em passar adiante, quase perderam a vaga. Mas como nem todos as noites podemos ver brilhar as estrelas, no futebol não é diferente, por isso nessa próxima partida que valerá a vaga para a final da competição, onde jogarão contra uma equipe forte que sonha pela mesma vaga, a equipe feminina da Sta Terezinha precisará voltar fazer seu futebol brilhar novamente, por que talento é técnica sabemos que não faltam para elas.
No futsal sub 17 mesmo deixando dúvidas no futebol, a equipe SP apostolo/Sto Expedito " C ", segue para as quartas de finais
Reportagem de Ângelo Melato
J.O EsportistaOutubro 2010
Outubro 2010
Outubro 2010
Em um jogo com muito gols a equipe SP apostolo segue adiante na competição, assim aconteceu na última rodada pelas as oitavas de final no futsal sub 17 Masculino ). Durante a partida a equipe abriu um placar vantajoso, mas aos poucos o adversário foi se aproximando, mas não foi o suficiente para surpreender a equipe SP apostolo, que garantiu a vaga para as quartas de finais. A equipe espera que nas quartas de finais a sorte continue a favor, porém com a vontade de chegar ao título a sorte será apenas um aliado a equipe.
Gigantes irão se enfrentar nas quartas de finais pelo futsal sub 29
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro 2010
Foto: Ângelo Melato |
A equipe da Santa Cruz também uma das classificadas para as quartas de finais, onde em um jogo truncado e duro contra a equipe São Pedro A, comemorou muito após o término da partida com a sua classificação, e agora pega pela frente a forte equipe da SD Sávio, que todos os anos jogam como uma das equipes favoritas ao título. Acreditamos que essa partida promete ser um dos jogos mais duros da competição, sendo que qualquer uma das equipes que seguirá adiante poderá chegar as finais, por apresentarem um futebol limpo, e de grande qualidade.
Cumprindo o papel dentro de quadra, o futsal sub 29 da Sta Terezinha segue adiante na competição
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro 2010
Foto: Edilene Antunes |
Com muita raça em um jogo disputado até o final da partida, a equipe de Sta Terezinha classificou para as quartas de finais. O jogo que terminou 0 x 0 no primeiro tempo e que parecia que seria uma partida decidida na prorrogação, onde as equipes jogavam por igual atacando no toma lá da cá, a equipe do Jaçanã com muito fôlego e luta saiu a vencedora por 03 x 0 com dois gols do atleta Gustavo e um golaço do estreante Fagner. Com a classificação a equipe respirou aliviada, pois a categoria sub 17 ( masculina ), havia sido desclassificada nessa mesma rodada em dois jogos anteriores.
Embalado pelo seu futebol força, Santana A vai as quartas de finais do futsal sub 29
Reportagem de Ângelo Melato
J.O Esportista
Outubro 2010
Foto: Ângelo Melato |
A equipe Santana A Sub29, vem apresentando também nessa edição de 2010 sua força no futsal, e mesm em um jogo muito disputado garantiu sua vaga para as quartas de final. Para Santana A estar entre as oito melhores equipes da competição já é um privilégio, mas não quer parar por aí, pois quem chegou com muita luta até essa altura competição poderá chegar as finais, por isso sua força não terá limites para chegar a classificação.
Reportagem 01/10/2010
Postado por Ângelo Melato
J.O Esportista
Setembro 2010
Jovem Bruno esbanja talento e dedicação no basquete brasileiro
Postado por Ângelo Melato
J.O Esportista
Setembro 2010
Convidado pelo seu tio para praticar " Basquetebol ", Bruno aos nove anos de idade iniciou na clínica de basquete do Circulo Militar a treinar na modalidade, onde com toda sua dedicação e determinação aos treinos e sempre incentivado pelo seus pais Natanael e Filomena, chegou a conquistar no ano de 2009 os títulos de campeão invictos do Estadual e Paulista, somando vinte quatro vitorias seguidas.
Foto: Ângelo Melato |
Bruno vem se preparando sempre com muita seriedade, onde já foi sondado também pelo clube Pinheiros, mas não quer deixar o Circulo Militar até que esteja concluído seu período de categoria de base do clube. Esse ano a equipe do Circulo Militar está bem na competição novamente, e Bruno volta a ser destaque mais uma vez dentro de sua equipe, sendo um dos principais atletas do Circulo Militar, e já almeja pelo bi-campeonato. Como todos atletas que se dedicam muito, Bruno sonha um dia ser um profissional do basquete, pois hoje já vive a emoção pulsar junto com o seu coração, quando está dentro da quadra defendendo seu clube, e vibra em sonhar que um dia pode sentir essa emoção de defender uma equipe profissional do Brasil, da NBA, e até mesmo da seleção brasileira. Assim como o Bruno, existem muitos outros talentos ainda escondidos em diversas modalidades esportivas, e esperamos que esses atletas possam serem vistos não somente pelo seus pais e amigos que são para ele a torcida do coração, mas também pelos brasileiros que apostam nessa juventude, que se entregam de corpo e alma aos esportes, mostrando a outra face do nosso Brasil.