Prezados Leitores.

Vimos nos apresentar como uma equipe de jornalistas e profissionais de marketing com uma proposta inovadora: " O Esportista ". O esportista é um projeto inovador dentro dos meios de comunicação, onde seu maior objetivo é proporcionar ao estado de São Paulo, informações sobre o esporte amador, universitário, e profissionais que não estão em evidência dentro da grande mídia. Por acreditar que esse nosso projeto seja de interesse do Esporte Brasileiro, queremos através do jornal " O Esportista " levar ao conhecimento dos leitores, grandes talentos que hoje estão escondidos, e que amanha poderão representar a nossa Nação.

E.C Santo Andre


DEZEMBRO / 2010                                                                              

Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André realiza formatura de alunos


No dia 4 (sábado) acontece o 9° Festival de Natação

Um evento que incentiva a participação da pessoa com deficiência em um ambiente de muita alegria. A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, promove, no sábado (4), o 9° Festival de Natação e a 8ª Formatura dos Alunos do Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (Nanasa). O evento consta da programação deste final de semana da 1 ª Parada Inclusiva – Participação Plena, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com realização da Secretaria de Estado dos Direitos de Pessoas com Deficiência, que ocorre simultaneamente em São Paulo e Santo André.
O Nanasa atende atualmente 240 pessoas com deficiências visual, auditiva, intelectual e física. Os profissionais do núcleo promovem reuniões pedagógicas bimestrais com alunos e familiares orientando e estimulando o convívio social, além de recreação, festas temáticas e atividades de lazer em parques da cidade, passeio à praia e festivais de natação.
O Nanasa tem formação singular, com a participação de quatro pilares da sociedade – poder público, iniciativa privada, sociedade civil e instituição de ensino superior. Além da Prefeitura, o projeto é mantido com apoio da Associação das Indústrias do Polo Petroquímico do Grande ABC (Apolo), Associação pela Cidadania da Pessoa com Deficiência (Acide), Faculdades Integradas de Santo André (Fefisa), Grand Plaza Shopping e Alcoa Alumínio.


NOVEMBRO / 2010                                                                              


“Grande Sacada” de Aidan é aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte


Reportagem de Thiago Oliveira
Novembro / 2010

           Projeto de vôlei intitulado Grande Sacada, que tem o prefeito Aidan Ravin como proponente, é aprovado com chancela da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte
Foto: Norberto da Silva
           O volei masculino de Santo André passa a contar com um mecanismo de incentivo capaz de alavancar investimentos privados no esporte: trata-se do Grande Sacada, projeto proposto pelo prefeito Aidan Ravin que proporciona às empresas investidoras abatimento no ICMS. O projeto foi aprovado pelo Governo do Estado com a chancela da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e teve sua publicação oficial na última quarta-feira (17). O projeto consiste na ampliação e melhoria das escolinhas de vôlei do município com potencial de elevar para até 350 o número de beneficiados entre crianças, adolescentes e atletas das categorias de base e da equipe de alto rendimento.
            Para o Prefeito Aidan Ravin, o projeto abre múltiplas possibilidades de desenvolvimento para o esporte no município. “Poderemos ampliar as escolas de vôlei, atender mais crianças e adolescentes, além de criar opções e garantir a manutenção das categorias de base a fim de ter um time adulto para brigar com os melhores do país. Com a chancela estadual não há motivos para a iniciativa privada não investir e contribuir com o esporte. A lei prevê um abatimento importante do ICMS, destinado ao esporte,” explicou Aidan, lembrando uma frase do ministro do Esporte britânico, Colin Moynihan sobre alto rendimento e iniciação esportiva: a cada hora de esporte profissional, são praticadas mil horas de esporte amador.

História

           O vôlei masculino andreense, que disputa a Superliga 2010/2011, com o Santo André/Spread, já contou com estrelas que figuram na história nacional como Antonio Carlos Moreno, Willian Carvalho, José Roberto Guimarães, José Carlos Brunoro, Mário Xando, José Montanaro Junior, entre outros. A cidade é tetra-campeã brasileira, bi-campeã sul-americana e bi mundial, representada nas décadas de 80 e 90, quando mantinha parceria com a Pirelli.
Foto:  Norberto da Silva
           Na descrição do projeto estão previstos que sejam beneficiadas cerca de 350 crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, entre ampliação das escolinhas de esporte e categorias de base do mirim ao juvenil, além de 30 atletas adultos acima de 18 anos. O projeto prevê também a aquisição de materiais esportivos e uniformes, além de bolsa auxilio a atletas. O valor total destes projetos está orçado em R$ 880.433,68.
            O Santo André/Spread é mantido pela Prefeitura de Santo André e conta com apoio da Spread, empresa nacional provedora de soluções integradas nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Outsourcing & Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Clássicos regionais na Superliga

            Na noite de ontem, jogando fora de casa, o Santo André/Spread enfrentou o time de São Bernardo (patrocinado por uma instituição financeira) e a equipe andreense esteve perto de conquistar uma grande vitória. O jogo foi decidido no tie-break, com parciais de 25/20, 20/25, 18/25, 25/23 e 12/15. O ponta andreense Rudnei foi o maior pontuador da partida, com 20 acertos. Orlando (ponteiro) e Alan, oposto, contribuíram com outros 17 pontos cada.
           “A entrada do líbero Rodolfo melhorou muito o nosso passe. O meio de rede Renato, também deu outra cara ao time. Nossa evolução com relação ao campeonato Paulista também é relacionada a vinda dos novos jogadores, que além da qualidade, montamos um grupo com 13 atletas, possibilitando treinamentos em quadra, que se aproximam de situações de jogo,” explica o técnico Marcelo Madeira.
            O próximo desafio dos andreenses é a partida contra a rival, São Caetano. Neste novo clássico regional, que será realizado no domingo (21), às 11h, na casa dos adversários, a expectativa da comissão técnica andreense é conquistar a primeira vitória na Superliga. “Todos os jogos nesta Superliga são difíceis. Ainda mais um clássico. Mas temos a expectativa de fazer um bom jogo e buscar a vitória,” analisou Madeira.
            Sobre a aprovação do projeto Grande Sacada, também houve repercussão entre comissão técnica e jogadores. “Com o apoio das empresas, a modalidade na cidade tem tudo para se destacar no cenário nacional. Trabalhar com as categorias de base, escolinhas e ter uma equipe de alto rendimento forte será uma conquista para a cidade. A Prefeitura, através do Departamento de Esporte está de parabéns,” elogiou o técnico andreense.


Santo André/Semasa estreia na Liga de Basquete Feminino

Reportagem de Thiago Oliveira
Novembro / 2010

             Com dois títulos conquistados e o vice-campeonato Paulista em 2010, equipe andreense faz abertura da LBF na busca pelo título nacional após 11 anos .
Foto:  Beto Garavello
             O Santo André/Semasa fará a abertura da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2010/2011 em casa contra Americana, neste sábado (13), às 17h, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. Além de marcar a reedição da última final do Campeonato Paulista, a partida é símbolo de um novo ciclo do basquetebol feminino no Brasil. O jogo contará com transmissão ao vivo do canal fechado Sportv.
            Na ultima terça-feira (9), em apresentação oficial da LBF, foi anunciado a nova estrutura de competição de clubes em nível nacional do basquete feminino. Com o os dizeres de "bela, atrevida, charmosa e vencedora", valorizando a figura feminina, a Liga chega com a proposta de impulsionar a modalidade. “Primeiro queremos aumentar o número de clubes participantes e estimular o surgimento de novos atletas. Sem quantidade é difícil extrair qualidade e formar um basquete feminino forte", observou o presidente da Liga, Márcio Cattaruzzi.
            Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), classificou como "histórico" o dia do anúncio da Liga e do campeonato. "A criação da Liga é um passo importante para o desenvolvimento da modalidade", resumiu o dirigente.

Foto:  Beto Garavello
As jogadores inscritas na LBF são:

4 - Luana Batista de Souza
5 - Ariadna Capiro Felipe
7 - Luciane Moskalesk
8 - Micaela Jacinto
9 - Jessica Beatriz Nogueira
10 - Paula Pacheco
11 - Carina Martins (Cacá)
12 - Vanuzia dos Santos
13 - Soeli Garvão (Êga)
14 - Simone Lima
15 - Barbara Sousa, 17 - Tayara Pesenti, 18 - Yasmim Gonçalves, 26 - Fabiana Guedes, 47 - Klaudia Kalinin, 78 - Katia Cavallaro

O Jogo

           Envolto neste clima de mudança e melhorias, o Santo André/Semasa faz a abertura do campeonato contra a maior rival na temporada 2010, o time de Americana. As andreenses sagraram-se campeãs dos Jogos Regionais e Jogos Abertos Brasileiros, além de terem sido vice-campeãs paulistas. As meninas do interior não ficaram atrás: conquistaram os títulos do Paulistão e dos Jogos Abertos do Interior.
           “Qualquer confronto entre estas equipes é imprevisível. No Paulista abrimos dois jogos de vantagem e elas tiveram força para reverter esta situação. Será um grande espetáculo do basquete e esperamos que a torcida andreense compareça maciçamente ao Dell’Antonia,” comentou a técnica Laís Elena, que aproveita para convocar o torcedor.
           Além do forte adversário, o time tem as alas Tayara Pessenti, retomando sua melhor condição após cirurgia, e a cubana Ariadna Capiró, que se machucou durante os Jogos Abertos do Interior. Ambas são dúvidas para a partida. “Elas não estão 100% e teremos de analisar até o jogo. Para a posição temos a Micaela e a Cacá para fazer o revezamento. A Micaela é uma das melhores brasileiras na posição e a Cacá é jovem, porém tem bagagem na seleção e está no time adulto desde o ano passado”, comentou Laís sobre a ala Carina Martins, que compõe a seleção brasileira nas categorias menores.
           No Nacional de 2009, Ariadna foi a maior cestinha do campeonato e a ala/pivô Simone Lima registrou a marca de maior reboteira da história da Liga Nacional. O time ainda conta com Êga (Soeli Garvão), a qual acumula experiência de seleção brasileira, Olimpíadas e é a segunda maior reboteira das 12 edições da antiga competição, substituída pela LBF, nesta temporada.

Tradição andreense

            De 1984 a 1997 foi realizada em nível nacional a Taça Brasil de Basquete Feminino. Na maior parte deste período, o time de Santo André manteve parceria com a Pirelli.
            A partir de 1998, em 12 anos de disputa do Nacional Feminino, 35 clubes participaram da competição e Santo André foi o único presente em todas as edições. A equipe conquistou o título de 1999 e o vice-campeonato de 2000.

Basquete de base

            O trabalho de base no basquetebol andreense divide-se em masculino e feminino e conta com mais de 150 crianças e adolescentes distribuídas por dez categorias. Um grande exemplo é a andreense Carina dos Santos Martins, a Cacá. Formada em Santo André, a atleta tem várias convocações e títulos pela seleção brasileira. A jovem armadora sagrou-se campeã nos Jogos Sul-americanos sub-18, disputados em março último na Colômbia, além da Copa América, nos Estados Unidos, na qual os três melhores são classificados para o Mundial Sub-19, em 2011.
            Importante ressaltar também no time andreense o apoio aos talentos da base. Em 2009, a técnica Laís promoveu três atletas do juvenil ao time principal. Neste ano, além da armadora Carina Martins (18) e das alas/pivôs Luana Souza (19) e Jessica Beatriz (18), foram promovidas as infanto-juvenis -- de apenas 17 anos -- Klaudia Kalinin (armadora), Yasmin Gonçalves e Veridiany Brandão. As alas/armadoras fazem parte do elenco e treinam junto com a equipe adulta. A pivô juvenil Barbara Sousa (19) também integra a categoria adulto na Liga. “Temos ótima base. Acompanho o trabalho de todas. A maioria delas já passou por seleções brasileiras menores,“ enalteceu Laís.

Lais Helena Aranha da Silva

            O basquetebol feminino tem história e identificação antiga com a cidade de Santo André. Muito desta história é associada ao nome Laís Elena Aranha da Silva.
            Considerada um dos maiores nomes do basquetebol brasileiro, foi atleta da seleção brasileira, tendo como vitórias mais importantes: terceira colocação no Mundial de 1971 no Brasil, bi-campeonato em Pan-americano no Canadá e Colômbia, além de seis campeonatos sul-americanos.

Santo André abre contratação de professores de Educação Física para escolas de esporte

Thiago Oliveira / Pref. Sto Andre
Novembro / 2010

            A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo recebe inscrições no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia somente nesta quinta (11) e sexta-feira (12)
            A Prefeitura de Santo André abriu contratação de 30 profissionais de Educação Física, os quais ocuparão postos nas escolas esportivas, através do Departamento de Esporte, da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Os professores atuarão diretamente na formação e iniciação esportiva de crianças e adolescentes andreenses. O contrato é por tempo determinado de seis meses prorrogável por mais seis meses. As inscrições são gratuitas e acontecem nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h30, no auditório do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.
            Do total de vagas, duas são destinadas a pessoas com deficiência. Os professores terão carga horária de 20h semanais e terão remuneração de R$ 1.107,00. Os requisitos são que os profissionais tenham formação de bacharel ou licenciatura plena em Educação Física, que sejam maiores de 18 anos e que possuam inscrição no Conselho Regional de Educação Física – CREF.

Prova

             Os critérios de classificação serão definidos através de pontuação em prova a ser realizada no dia 19 de novembro, na Fundação Santo André. Para até 300 inscritos, as provas serão realizadas das 10h às 12h. Para um número maior de participantes, a prova acontece das 13h às 15h.
             Entre as atribuições dos profissionais estão: planejar e desenvolver atividades de educação física e esportes; participar de capacitações e reuniões pedagógicas; organizar, executar e participar de eventos realizados pelo Departamento de Esporte (como Jogos Escolares, Jogos da Terceira Idade de Santo André, Meia Maratona, entre outros); elaborar relatórios mensais; preservar e organizar os materiais esportivos utilizados; atender e informar munícipes interessados em participar das atividades disponíveis; realizar outras tarefas correlatas por solicitação do Departamento de Esporte e ministrar aulas de educação física em diversas modalidades esportivas.
            As contratações seguem a Lei nº. 7.529, de 11 de setembro de 1997 e alterações posteriores. Todas as informações disponíveis no edital n.º 11/2010 que pode ser acessado pelo site http://www.santoandre.sp.gov.br/.




OUTUBRO / 2010                                                                                  


Santo André/Spread busca vitória em clássico regional do vôlei
Reportagem de Thiago Oliveira
Pref. Sto André
Outubro / 2010

                Disputando um campeonato à parte, os andreenses querem garantir a sexta colocação; trazem reforços para a Superliga e Prefeitura já faz planos para parcerias em 2011
                O time de Santo André/Spread, sétimo colocado no Campeonato Paulista de Vôlei Masculino, enfrenta o São Caetano/Tamoyo, oitavo, em clássico regional, pela ultima rodada da competição. O jogo será ralizado no Ginásio Pedro Dell’Antonia nesta sexta-feira (22), às 19h. Para os andreenses, a vitória por qualquer placar deve garantir a sexta colocação.
                No ultimo confronto entre as duas equipes em Santo André, os donos da casa venceram por 3 sets a 2, em 22 de dezembro de 2009. Na ocasião, os andreenses mantinham a quinta colocação na Superliga e os sancaetanenses caiam da sexta para a sétima posição na tabela, porém ainda ficavam entre os oito classificados, de um total de 17, que avançariam aos playoffs.
               Agora em situação diferente no Paulistão, Santo André (15 pontos) e São Caetano (14 pontos) não têm condições matemáticas de avançar aos playoffs, e junto com Atibaia (sexto colocado, com 15 pontos) disputam um campeonato à parte. Quem ficará com a sexta colocação?
               Na matemática da classificação, o time andreense tem contas mais simples que a dos dois adversários. Basta uma vitória por qualquer placar para assegurar a posição. Isso porque o time de Atibaia faz jogo contra o Pinheiros, dono da melhor campanha e com apenas uma derrota na competição: ninguém prevê um placar negativo da equipe de Giba & Cia. O São Caetano precisa vencer o Santo André para disputar o saldo de sets contra a equipe do Interior. “Sem dúvidas é o jogo mais importante da temporada até o momento. Quem vencer deve ser sexto colocado. A derrota deixa qualquer um dos dois na ultima posição,” analisa o técnico Marcelo Madeira.
               A conta parece absurda, mas a conquista da sexta colocação vale o título de um campeonato à parte. Estas três equipes não contam com os milionários investimentos das equipes na ponta da tabela e disputam entre elas a melhor classificação possível dentro do Paulistão. Em seguida, o Santo André/Spread volta os olhos para os Jogos Abertos do Interior e Superliga de Vôlei Masculino.
              “Já programamos mudanças para 2011. Pretendemos trabalhar com a base e trazer mais um parceiro para o principal. Temos um acordo para parceria com uma multinacional, mediante o uso da Lei de Incentivo ao Esporte Estadual. Só aguardamos a aprovação de nosso projeto junto ao Governo do Estado,” anuncia o Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SCELT), Edson Salvo Melo.
               Atualmente o time de voleibol masculino é mantido pela SCELT da Prefeitura de Santo André, através do Departamento de Esporte, e conta com um aporte financeiro da Spread, empresa ligada ao setor de tecnologia de informação e telecomunicações.

Contratações
               A equipe do Santo André/Spread acertou dois importantes reforços para a continuidade da temporada 2010/2011. São eles Rodrigo Telles e Renato Marques. Ambos já passaram pelo Cisa (Centro Integrado de Saúde ao Atleta) e disputam no domingo (24) a partida final do Campeonato Paulista da primeira divisão. E voltam a se apresentar na segunda-feira (25), às 10h30, ao técnico Marcelo Madeira para treinamentos de quadra com a equipe.
               O oposto Rodrigo Telles, o Alemão, de apenas 20 anos e com 2,01 metros de altura, já atuou em Santo André na temporada 2008/2009 e, naquele ano, chegou à seleção brasileira juvenil. O atacante atuou a ultima Superliga pelo time de Cuiabá. “Conhecemos bem o Telles. É um oposto destro e tem muita força”, conta o técnico Madeira. Já o meio de rede Renato Marques, de 2,05 metros e 21 anos, atuou na ultima Superliga pelo Vôlei Futuro. Ambos estavam no Funvic/Uptime, de Pindamonhangaba.
               Os dois atletas sagraram-se campeões dos Jogos Regionais, realizados em Taubaté no mês de julho. Por terem disputado a competição pela cidade do Vale do Paraíba, o regulamento da Coordenadoria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo não permite que eles atuem por Santo André nos Jogos Abertos do Interior, a ser realizado de 09 a 13 de novembro. Sendo assim, os atletas ficam à disposição para estrear na Superliga 2010/2011, que ainda não tem tabela oficial disponibilizada pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), provavelmente no dia 06 de novembro, contra o time de Montes Claros (MG), atual vice-campeão da Liga.


Prefeito Aidan Ravin encerra 41º Jogos Escolares de Santo André

Reportagem de Thiago Oliveira
Pref. Sto Andre
Outubro / 2010

            Cerimônia premiou as melhores escolas de uma das maiores competições esportivas estudantis do País
Nesta segunda (18), o prefeito Dr. Aidan Ravin premiou os melhores dos 41o Jogos Escolares de Santo André em cerimônia de encerramento do torneio. A grande festa, ocorrida no Clube Atlético Aramaçan, fechou dois meses de muita competição, organização e inovações tecnológicas a serviço dos participantes. Com aproximadamente 5,5 mil participantes, e grande estrutura, os jogos andreenses estão entre as maiores competições estudantis do País.
            O torneio entre escolas ocorreu de 16 de agosto a 1o de outubro. Alunos de 9 a 17 anos, de 60 escolas das redes públicas e particulares, disputaram 12 modalidades. O Colégio Etip sagrou-se pentacampeão ao somar 2.012 pontos, seguido, respectivamente, pelo Colégio Singular (1.548 pontos) e Coração de Jesus (946). Monteiro Lobato, com 728 pontos, e Colégio Senador Fláquer, com 448, completaramm as cinco melhores escolas na classificação geral premiadas na cerimônia.
            Das mãos de Aidan, representantes das escolas receberam troféus e foram homenageados. “Os jogos são essenciais, pois são a ligação entre escola e o governo. Lembro-me do tempo que aguardava com o meu agasalho de escola para participar da competição. Na vida, assim como nos Jogos, é preciso ter luta, persistência e união. E nossas crianças tiveram tudo isso”, falou o chefe do Executivo.
            As alterações promovidas nos últimos dois anos têm contribuído para o crescimento e sucesso dos jogos, evitando participação curta e nivelando as disputas. As mudanças, tais como, formato de disputa em fase de grupo e finais e divisão das escolas em séries ouro, prata e bronze, têm recuperado a função inicial deste tipo de competição, de incentivar a prática esportiva.
            “Uma das políticas do prefeito Dr. Aidan Ravin em relação ao esporte amador é estimular a prática esportiva. Os Jogos Escolares são o maior evento de iniciação esportiva da região e poderia servir de referência para o país,” enalteceu Edson Salvo Melo, Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da cidade.
            Outra preocupação da organização foi manter o fornecimento de passagens de ônibus aos alunos da rede pública por meio de parceria com a SA Trans, que propiciou a participação de muitos estudantes. A inclusão foi novamente marca da competição, já que os portadores de deficiências, pela segunda vez na história dos jogos, puderam participar das modalidades atletismo e natação.
            A tecnologia e a modalidade Skate trouxeram novidades à competição em 2010. Algumas modalidades contaram com marcação eletrônica e arbitragem oficial, da mesma forma que ocorre em grandes competições esportivas. “O uso de cronometragem eletrônica na natação, por exemplo, e arbitragens sob responsabilidade de federações paulistas, passam grande credibilidade a professores e a quem está competindo. A introdução do skate, um dos esportes individuais com o maior numero de praticantes no Brasil, foram alguns dos principais diferenciais deste ano”, explicou Almir Padalino, diretor do Departamento de Esporte da cidade.
            Procurando melhorar a comunicação dos Jogos entre organização, escolas, alunos e demais interessados, a Prefeitura disponibilizou hotsite interativo, com fotos e boletins diários, contendo resultados e programação atualizados. As redes sociais Orkut e Twitter, novas ferramentas utilizadas e adequadas ao mundo virtual dos jovens, facilitaram a troca de experiências.

Em mais de um mês de competição, chegou ao fim a 41a edição dos Jogos Escolares de Santo André.

Reportagem Thiago Oliveira
Pref. Sto Andre
Outubro 2010

       Os Jogos foram realizados de 16 de agosto a 1º de outubro e contaram com as seguintes modalidades: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.        A novidade deste ano foi o skate, tradicional na região. Ao todo, participaram cerca de 5,5 mil alunos de 60 escolas das redes públicas e particulares. A grande adesão neste ano levou a um aumento de quase um terço no número de participantes em relação à edição de 2009.
Foto: Beto Garavello
      O Centro Educacional Etip sagrou-se pentacampeão da maior competição estudantil do ABC ao somar 2012 pontos na classificação geral. Na segunda colocação aparece o Colégio Singular somando 1548 e em terceiro lugar o Colégio Coração de Jesus conseguiu 946. Entre as escolas públicas o grande destaque foi a Escola Técnica Estadual Julio de Mesquita, na 18a colocação, com 192 pontos. Confira a classificação de todas as modalidades no boletim final dos Jogos.
Foto: Beto Garavello
        A tecnologia foi outra marca da competição. Repetindo as inovações da edição passada, além de hotsite interativo, que disponibilizou fotos e boletins diários com resultados e programação, as redes sociais Orkut e Twitter foram novas ferramentas que permitiram aos jovens trocar experiências. As modalidades que se baseiam em tempos e marcas, como a natação, contaram com cronometragem eletrônica, da mesma forma que acontece nas grandes competições nacionais e internacionais.
Foto: Beto Garavello
        Inovações promovidas em 2009 foram mantidas em 2010, tais como o formato de disputa em fase de grupo e finais e a divisão das escolas em séries ouro, prata e bronze para equilibrar as disputas.
        O fornecimento de passagens de ônibus aos alunos da rede pública, por meio de parceria com a SA Trans, também propiciou a participação de muitos estudantes.        A inclusão foi a marca da competição também para os portadores de deficiências, que pela segunda vez na história dos jogos, puderam participar nas modalidades atletismo e natação.
Foto: Beto Garavello
          Os Jogos Escolares deste ano tiveram o apoio de A Esportiva, A1 Print, Auto Shopping Global, Coop (Cooperativa de Consumo), Dental Plus, Diário do Grande ABC, Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), Imedi – Medicina Diagnóstica, Kid Beeruta Buffet, Microcamp, Jornal " O Esportista ", Padaria Brasileira, Protemp Serviços Temporários e Mão de Obra Especializada e Visual Art.
          A grande festa de premiação e encerramento será realizada em 18 de outubro no Clube Atlético Aramaçan (Rua São Pedro, 345 – Vila América – Santo André), às 19h. O Prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin deverá entregar as taças aos primeiros colocados e à escola pública com maior pontuação.



Disputas emocionantes e muitos gols marcam finais do futsal nos Jogos Escolares de Santo André
Reportagem Thiago Oliveira
Pref. de Sto Andre
Setembro 2010

Foto:  Beto garavello
            Com grandes disputas e belos gols foram conhecidos os últimos campeões do futsal dos 41o Jogos Escolares de Santo André, nas categorias juvenil (masculino e feminino) e infantil (masculino). As partidas foram realizadas nesta quarta-feira (8), no Ginásio Noêmia Assumpção. Ao todo, 49 gols foram marcados em oito jogos.
            Às 8h, ETIP e Pentágono abriram as decisões do dia, na disputa do juvenil masculino, série ouro. Na fase de classificação, o ETIP havia vencido o mesmo adversário por 3 a 2. Mesmo com muito empenho do Pentágono, os jovens repetiram a dose na disputa da medalha de ouro e aplicaram 2 a 1, garantindo mais um título para o ETIP.
Foto: Beto Garavello
            Na série prata do juvenil masculino, o Fioravante Zampol fez 3 a 1 sobre o Clóvis Bevilaqua e ficou com o ouro. Na série bronze, o domínio foi das escolas estaduais. Na disputa da medalha de bronze, os estudantes da Professora Wanda Bento marcaram 5 a 3 nos alunos da Professora Clotilde Peluso. Já na disputa do Ouro, em uma partida de 13 gols, os alunos da Professora Cristina Fittipaldi derrotaram os da Professora Ordânia Janone Crespo pelo placar de 7 a 6.
            Valendo medalhas da categoria infantil masculina, pela série ouro, o Monteiro Lobato ficou com o bronze após vencer o Pentágono por 6 a 3. Já na decisão, os alunos do Clóvis bateram o ETIP por 3 a 2, em grande partida, e garantiram o título.
Foto: Beto Garavello
            Nas decisões de medalhas do juvenil feminino, série prata, valendo o bronze, as meninas do Clóvis não encontram muitas dificuldades diante do Pentágono e anotaram 3 a 0. Na disputa pelo ouro, novamente uma final de escolas estaduais. As alunas do Julio de Mesquita saíram vencendo por 2 a 0, permitiram a reação das alunas do Prof. Pércio Puccini, que chegaram a fazer dois gols, mas voltaram a comandar o placar e fecharam o jogo em 4 a 2.




Atletismo
           Nesta quinta-feira (9), às 8h, no SESI (Serviço Social da Indústria), começam o atletismo dos Jogos Escolares com a categoria mirim, nos naipes masculino e feminino. Na sexta-feira (10) é a vez das categorias infantil e juvenil. Cerca de mil jovens foram inscritos na modalidade – a participação é confirmada apenas no dia da prova, das 7h15 e 7h45.

Alteração do calendário
           As disputas da ginástica artística, marcada inicialmente para o dia 20 de setembro, foram alteradas. Para manter o bom nível técnico dos Jogos, a organização transferiu a competição para o dia 1º de outubro, às 8h. A mudança ocorreu pela disputa do campeonato brasileiro da modalidade, marcado para a mesma data.



Handebol feminino de Santo André viaja a Concórdia (SC) pela Liga Nacional

              Após conquista do vice-campeonato paulista, andreenses encerram participação pelo primeiro turno e decidem classificação em casa
              Fechando a última rodada válida pelo primeiro turno da 14ª edição da Liga Nacional de Handebol, a equipe feminina de Santo André viaja a Santa Catarina para enfrentar o UNC/Concórdia, nesta quinta-feira (2), às 20h30, no Complexo Esportivo Universitário.
              O confronto é tido pela comissão técnica como fundamental, já que as equipes brigam por posições que valem vaga aos playoffs finais da competição. “Além de estarmos brigando por posição, a vitória é importante para que possamos decidir em casa contra nossas rivais diretas uma posição ou classificação. O emparelhamento classificatório também pode decidir o título em caso de resultados iguais”, explicou o técnico Rubens Piazza.
              As andreenses ocupam a quarta colocação, enquanto as catarinenses são terceiras. “Enfrentamos de igual para igual Blumenau e Metodista, que estão entre as quatro melhores.            O Concórdia é uma equipe jovem, entrosada desde o juvenil e tem garotas da seleção júnior. Embora nunca tenhamos jogado contra elas, o que dificulta um pouco, conquistamos o vice-campeonato paulista”, analisou Piazza.           “Fazemos parte do grupo das melhores equipes do país, tendo reais chances de superar as adversárias em qualquer situação”, completou o treinador andreense.
               As esperanças para este confronto continuam depositadas nas mãos da ponta Rosária Nascimento, da armadora Amanda Caetano e de Adriana Morais, que vinha atuando como meia, mas deve jogar pela ponta, posição que atuou boa parte do ano passado e a levou a convocações para seleção brasileira. A armadora Paula Macena, que ainda não atuou na temporada e se recuperava de lesão, está relacionada para o jogo e viaja ao Sul do Brasil. A pivô Regiane Silva, por contusão, é desfalque e somente retorna ao time no segundo turno.
             O sistema de disputa da Liga visa o confronto entre as equipes em turno e returno. Os quatro primeiros colocados avançam à fase final.               Nas semifinais, dois jogos definirão os finalistas.          A decisão também será disputada em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a taça fica com a equipe que conquistara melhor campanha na fase de classificação.

Masculino do handebol

                 O handebol juvenil masculino de Santo André estreou no segundo turno do Campeonato Paulista com vitória sobre o SME/Ribeirão Preto/Mauá, neste domingo (5), fora de casa. Os rapazes mantiveram a vice-liderança do torneio com o resultado de 28 a 27. Os andreenses voltam a jogar no dia 17 de setembro contra São José dos Campos, no interior do Estado.
                  Alguns atletas do time criaram blog na internet para divulgar as ações do handebol da cidade. Por iniciativa dos jovens, a comunidade disponibiliza vídeos, fotos e informações das equipes andreenses com o intuito de aproximar a modalidade dos torcedores.
                  Outro atrativo do site é um link para facilitar o incentivo de empresas e iniciativa privada em apoiar e patrocinar as equipes. O endereço é http://handebolsantoandre.blogspot.com/p/reportagem.html.
                  O prefeito Dr. Aidan Ravin assinou e encaminhou em junho projeto Pratique Handebol ao Ministério do Esporte e ainda aguarda aprovação da chancela da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Com a captação de recurso, através da LIE, o projeto contempla 360 atletas de base e 18 do principal, no naipe feminino. Ainda é previsto que, com o auxílio, a Prefeitura de Santo André duplique o número de crianças atendidas pelas escolas de esporte da cidade.